O chef Jorge Heleno, conhecido pelas marcas Arariburguer e Nação Boteco está coma sua irresistível produção disponível pelo delivery, e com uma boa nova a caminho: dentro de duas semanas estará no I Food. É isso mesmo, já é possível receber em casa uma comida “gourmetizada”, a destacar pães e pastas, no melhor estilo confraria, além de almoços e jantares, para pequenos e grandes grupos, à preferência de cada um. O chef também é muito disputado por ter sido aluno do Centro Educacional de Niterói, onde retornou como palestrante convidado durante um ano inteiro, para ensinar gastronomia. Lá, o aluno provava as suas receitas e era ensinado a fazer igual, o que gerou um sucesso absoluto na educação infantil.
Em sua panificação, basicamente autoral, lançou uma criação pra lá de apetitosa: o pão de fermentação natural de queijo brie, com damasco e pêra caramelizada no vinho branco, canela, cravo, açúcar mascavo, que ainda leva queijo coalho, com um estilo marcado pelo agridoce. Outro prato que destaca é o polvo com legumes confitados, reduzido no caldo do próprio polvo. Entre os pães mais pedidos estão o de gorgonzola e calabresa, além dos saborizados de alecrim e cebola. Tudo isso está à disposição do público! O delivery começou há cerca de 2 meses, oferecendo todos os produtos produzidos por ele, com qualidade de cozinha internacional. Mas, mesmo antes de iniciar no I Food, a previsão é agosto, já recebe pedidos pelas redes sociais, na página de Instagram @chef_jorgeheleno.
Jorge Heleno cursou gastronomia na Estácio, onde se aproximou do trabalho do chef Alain Ducasse, uma marca no seu estilo, que alia a cozinha contemporânea a uma pegada francesa. Começou a cozinhar bem cedo, com 11 ou 12 anos, quando foi a sua vez de ter aulas de Educação para o Lar, no Centrinho, e ser estimulado com as primeiras receitas de arroz, feijão, bolo e outros. Como referência, também destaca o estímulo recebido da avó materna, que tinha rotina intensa na cozinha por ter um buffet, D. Maria da Graça Cardoso Bento, mais conhecida como Gracinha, que sempre se mobilizava para a ajudar nos preparativos de muitos pratos.
Mesmo antes de cursar gastronomia, trabalhou com o chef Rodrigo Kossatz, na Brasserie Cidade Nova, a quem se refere com muito carinho, pois, segundo Jorge, foi quem o ensinou a pegar na faca. De aprendiz de Kossatz, passou a sócio, no Nação Boteco, cozinha industrial com a sócia investidora Elza Duarte, onde “gourmetizavam” a comida tradicional de botequim. Também tem trabalhos com outros chefs de Niterói e Grande Rio. Entre os seus clientes está o prefeito Rodrigo Neves, que atendeu dentro das normas de segurança sanitária em virtude da pandemia.
Entre os chefs que o inspiram, menciona Alain Ducasse, que, segundo Jorge Heleno, conseguiu atingir um patamar dos sonhos. Além do Rafael Gomes, niteroiense que tem restaurante na França, que foi campeão do programa Master Chef; Zela Brum e Igor Maurício, com quem também trabalhou e ainda conversa sobre produção; João Guilherme, de quem destaca o profissionalismo e a contemporaneidade de sua cozinha, mas não esquece a gratidão ao chef Rodrigo Kossatz. No futuro, Jorge, atualmente com 24 anos, pretende ter uma experiência na Europa, onde destaca como a profissão está valorizada, especialmente na Inglaterra e na Austrália, Oceania, além de ter o seu próprio restaurante.
Pães de fermentação natural são uma paixão para o chef.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.