Dicionário David Lynch com catálogo, café e torta do seriado “Twin Peaks” no Estação NET Botafogo em abril – Inscrições abertas

Vinheta: https://youtu.be/Wp_XGn4jamY

Cinéfilos de plantão, saber mais sobre David Lynch nunca é demais. Alguns acham ele genial, outros maluco. Independente de gosto e opinião, quem quiser entrar na cabeça deste cineasta e entender o que se passa nos filmes e seriados, basta adentrar no mundo dos símbolos, alegorias e metáforas. Exemplos não faltam: eletricidade, cortinas vermelhas, chão geométrico, cachorros e latidos, toca-discos, entre outros. Ao fazer o curso Dicionário David Lynch, cada aluno receberá um catálogo da Mostra “David Lynch – O lado sombrio da alma”, e vai experimentar o café que tem a marca do David Lynch e a famosa torta de cereja do seriado “Twin Peaks”. Inscrições já abertas pelo site www.grupoestacao.com.brDicionário David Lynch começa dia 25 de abril no Estação NET Botafogo 3. São 5 encontros de 2h cada para entender toda essa simbologia.

O jornalista, cineasta e crítico de cinema Mário Abbade destrinchará o significado das escolhas e dos símbolos adotados por Lynch. Cada detalhe, e seu significado, é explicado por meio das próprias reflexões do diretor. Apesar de o mais famoso cineasta surrealista americano não gostar de falar sobre seus filmes, depois de um papo de 80 minutos com ele, Abbade conseguiu dobrar a guarda do diretor e trazer luz a seu mundo sombrio.

“Uma pílula, toca-discos: anunciando algo importante, um toca-discos não funcionando direito, é um sinal de que algo está errado. Em “Veludo Azul”, o toca-discos no apartamento de Dorothy demonstra que algo está errado naquele lugar”, diz Mário Abbade já dando um spoiler.  Junto com os longas, serão analisados também os curtas nos quais David Lynch iniciou suas primeiras experiências e que se tornariam sua assinatura visual.

A ideia é falar de todas as questões que envolvem a arte de Lynch: A incomunicabilidade de Antonioni; o universo onírico de Fellini; as questões existenciais de Bergman; o jump cut de Godard, entre outras inovações narrativas – centenas de cineastas e seus temas e estilos já foram objeto de cursos e estudos. Mas e o surrealismo de David Lynch? Já apareceram algumas teorias e explicações sobre os filmes do cineasta, mas quais são os seus verdadeiros significados? O que passava pela cabeça do diretor em cada uma de suas escolhas?

Dicionário David Lynch

5 encontros de 2h cada

Toda terça-feira às 19h

De 25 de abril a 24 de maio

Investimento: R$300 (curso completo) e R$80 (aula avulsa)

Local: Estação NET Botafogo 3

Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo

Inscrições: www.grupoestacao.com.br


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *