Hoje: academias e bares de Niterói reabrem com protocolos de segurança.

Com as novas regras sanitárias torna-se possível a utilização das academias a partir de hoje.

 

Estabelecimentos poderão funcionar respeitando regras de higiene e distanciamento social.

 

Hoje, academias e bares do município de Niterói poderão retomar suas atividades, dentro do Plano de Transição Gradual para um Novo Normal. As academias funcionarão entre 6h e 21h, de segunda a sexta-feira, e de 7h às 14h aos sábados. Os bares terão autorização para abrir entre 11h e 23h, incluindo sábados, domingos e feriados. Sempre cumprindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social determinados pela Prefeitura de Niterói.

As academias de ginástica poderão ter ocupação máxima de 50% a cada 9 metros quadrados por pessoa, para garantir o distanciamento mínimo de 2 metros. Na entrada, será obrigatório a disponibilização de tapetes sanitizantes para higienização das solas dos calçados, álcool em gel para higienização da mãos e aferição de temperatura. Todos os ambientes deverão exibir cartazes informativos sobre a lotação máxima permitida. Os aparelhos de ginástica deverão ser higienizados com álcool 70% e papel toalha a cada uso. Os banheiros não poderão ser usados para banho. A partir de 1º de agosto, começa a segunda fase, quando será permitida a ocupação de 30% dos espaços e aulas coletivas; só aí estará liberado o uso da piscina, com regras específicas também para liberação dos chuveiros para banho, para usuários das piscinas. Todas as regras e protocolos sanitários serão publicados no Diário Oficial do Município.

 

O espaço interno dos bares deverá ser organizado com mesas com distanciamento de dois metros e a taxa de ocupação deve respeitar o limite de 50% de número total de mesas. Não será permitida a movimentação de mesas. Balcões compartilhados deverão ser interditados e não será permitido o consumo em pé. O uso de máscara também é obrigatório. Elas só poderão ser retiradas pelos clientes que estiverem nas mesas. Deverão disponibilizar álcool a 70% para o público e os colaboradores, em locais estratégicos e de fácil acesso, fornecer equipamentos de proteção individual (EPI) aos colaboradores, além de checar a temperatura dos que ingressarem no estabelecimento. Se o termômetro marcar acima de 37,2° ou a pessoa mostrar sintomas de gripe, será orientado a buscar ajuda médica. Funcionários positivos de Covid-19 ou com sintomas de síndrome gripal deverão  cumprir isolamento domiciliar de 14 dias a contar do início dos sintomas.

“O esforço da Prefeitura e dos moradores de Niterói tem dado resultado e conseguimos, mantendo o Plano de Transição, seguir uma trajetória de melhora dos indicadores da epidemia. Nossa retaguarda hospitalar exclusiva para a Covid-19, na rede pública e particular, tem ocupação menor de 30%. E os testes realizados na população permitem que os profissionais de saúde acompanhem de perto a curva da epidemia, garantindo assim que a retomada das atividades aconteça de forma segura, com muito cuidado com a vida”, afirma o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira.

 

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *