Árvore do Imperador recebe cuidados

Uma espécie centenária e rara, a árvore-do-Imperador, recebeu um tratamento especial, na manhã desta sexta-feira, no Campo de Santana. O responsável pelo cuidado foi o Engenheiro Florestal, Sydney Brasil, especialista em escalada de árvores, que fez o cabeamento de uma rachadura para evitar novos danos, assim garantindo mais longevidade a ela. Com 17 anos de experiência, Sydney esteve no parque em 2019, identificou um problema estrutural na espécie e resolveu se voluntariar para solucionar o caso.
“Por ser uma árvore de grande importância, de relevância para a história do Rio, vamos cuidar dela. É uma satisfação muito grande, como especialista, conhecer essa espécie rara. É uma honra observar e trabalhar nessa árvore”, garante ele.
A árvore-do-Imperador possui um nome popular tão imponente quanto seu nome latino: Chrysophyllum imperiale. Toda essa nobreza se reflete numa árvore de rara beleza e de pouca frequência em nossas matas. Nativa da Mata Atlântica, ocorre no estado do Rio de Janeiro, em especial no entorno da Baía de Guanabara, e no Vale do Rio Doce. É considerada como Criticamente Ameaçada de extinção, por ser uma espécie que exige as cada vez mais escassas matas bem conservadas para se desenvolver. Há quem diga que a transição do Império para a República foi marcada pelo corte de todas as árvores-do-Imperador que existiam em jardins públicos, restando apenas a do Campo de Santana. Motivo? Era a fruta predileta de Dom Pedro II.

Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *