Programação para pós isolamento social -10º ENTREARTES promove a cultura portuguesa na mostra “Portugal, o que me trazes?”, que estará aberta, em breve, no Solar do Jambeiro.

A artista plástica Leila B em frente aos seus azulejos inspirados na arte portuguesa, com Augusto César Alves. Ela integra o coletivo que estará em cartaz no Solar do Jambeiro no pós isolamento. ( Foto: TONI COUTINHO)

Em sua 10 edição, a Entreartes levou ao Solar do Jambeiro um pedacinho da cultura portuguesa! A mostra, que estará aberta à visitação após o término do isolamento social em Niterói,  reúne trabalhos dos artistas Rodrigo Saramago, Renata Barreto, Leila B, Fátima Dantas, Lúcia Lyra e Francisco Valença . As  esculturas de Rodrigo Saramago em ferro e cimento estão centralizadas no primeiro salão, recepcionando os visitantes. E, ao fundo desse espaço, é possível admirar a imponente “Azulejaria em Bordados”, técnica de maxi-bordados em duas telas de aço que foram desenvolvidas por Renata Barreto.

Sob a curadoria de Ana Schieck, “Portugal, o que me trazes?” conta também com a participação de artistas como Leila B, que trabalha em suas cerâmicas a estampilha da azulejaria portuguesa do próprio Solar do Jambeiro e que figura como um contraponto ao espaço seguinte, onde estão abrigadas as telas em imagens abstratas da natureza, concebidas por Fátima Dantas. As águas translúcidas, o brilho da areia e as fortalezas e falésias imponentes de Portugal também serviram de fonte de inspiração para a artista.

A poesia da arte portuguesa está impregnada na azulejaria de Lúcia Lyra, que evoca uma paisagem lúdica de recortes, redimensionada por tramas e texturas. Essa expressividade caligráfica e gestual é um convite à reflexão sobre a razão e a dúvida, sentimentos pertinentes à existência humana. Fechando a sequência da mostra, os trabalhos em carvão, pastel e aquarela do artista e chef português Francisco Valença transportam o visitante para cartões postais de Portugal, como a icônica Torre de Belém, e o elétrico de Alcântara. Nessa viagem, o artista retrata também um pouco dos símbolos e caminhos percorridos até chegar a terras brasileiras. Francisco assinou ainda o cardápio, coroado pela “Punheta de Bacalhau”, que ele montou “in loco” para que os participantes pudessem se deliciar com essa iguaria tipicamente portuguesa, com certeza.

Para marcar todo esse encontro artístico entre os dois países no Solar do Jambeiro, o backdrop em formato de portal tem como proposta transportar o visitante para a terrinha e convida a uma interação com a exposição. Através desse portal é possível também visualizar o nome do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), único incentivador do projeto que, neste ano de 2020, foi contemplado com a Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Também figuram nomes como o da Prefeitura de Niterói.

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Uma resposta para “Programação para pós isolamento social -10º ENTREARTES promove a cultura portuguesa na mostra “Portugal, o que me trazes?”, que estará aberta, em breve, no Solar do Jambeiro.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *