Especialista destaca cinco dicas que vão proteger e hidratar a cútis durante a estação mais florida do ano
O combo infalível para uma das estações com maior incidência de alergias é ter um bom sabonete para fazer o skin care, proteger e hidratar a pele. Mês que vem, exatamente no dia 23, inicia-se a primavera e é fundamental atualizar os cuidados com a pele. Ao contrário do inverno, que aumenta o ressecamento da derme com seus ventos frios, a primavera expõe o órgão a uma série de fatores que a tornam mais suscetíveis a outros efeitos. Para deixá-la com aparência revigorante, vale repensar os cuidados de acordo com a temporada.
Carolina Salomão, esteticista do Lach, Laboratório e Clínica, no Jardim Botânico, explica que antes de qualquer dedicação à pele é preciso manter a região limpa e só então começar a rotina de cuidados. Confira as dicas da especialista:
Pesquise seu tipo de sabonete
Diferentes tipos de pele exigem diferentes tipos de limpeza. Invista em um sabonete adequado para o seu caso. Para as peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. Já para peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com PH neutro.
Limpeza total
Use um tônico da marca de sua preferência. Eles ajudam a remover sujeiras mais profundas e a oleosidade.
BEBA ÁGUA
Essa é uma dica para todas as temporadas, mas vá lá: não se esqueça da hidratação. Ela auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções.
Use filtro solar
Essa é fácil: basta lembrar-se do já clássico conselho de Pedro Bial. Use filtro solar! A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram na pele, provocando o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e em casos mais extremos, também pode causar tumores benignos (não-cancerosos) ou malignos, como o carcinoma basocelular, o carcinoma espinocelular e o melanoma. É tão simples quanto usar o fio-dental – supondo que você use fio-dental regularmente, é claro!
Esfolie – mas não muito! Evitar realizar esfoliações excessivas na pele.
LEGENDA DA FOTO – ESTETICISTA CAROLINA SALOMÃO AVALIANDO A PELE DE UMA PACIENTE
CRÉDITO – DANIEL CASTELO BRANCO
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.