A Academia Niteroiense de Letras promove, no dia 28 de julho, às 17h, o “Painel da Saudade”, em homenagem ao acadêmico Renato Augusto Farias Carvalho, pelo Meet. O link e a senha do encontro virtual serão disponibilizados na manhã do dia do evento, bastando solicitar na ANL. O projeto é uma tradição da academia, momento em que a instituição, através de um padrinho, promove uma homenagem ao ex-membro, falecido, destacando a importância deste, na ANL. “Lembram-se de muitas ocasiões relativas ao acadêmico que partiu para que no futuro as pessoas possam entender a importância da Academia”, explica o acadêmico Paulo Roberto Cecchetti, Vice-Presidente da ANL.
A função da instituição , como toda academia, é de uma entidade onde congregam intelectuais, guardiões da cultura e da Língua Portuguesa, especificamente. “Temos diversas atividades culturais e, acima de tudo, fomentamos a literatura e criamos espaços para abrir a novos escritores”, conta Edgard Fonseca, Presidente da ANL.
A Academia Niteroiense de Letras é mantida, basicamente, pelo pagamento da anuidade, com algumas ajudas extras à instituição. A sede, por exemplo, pertence à Prefeitura Municipal de Niterói e é cedida em contrato de comodato. As reuniões ordinárias têm sempre a leitura de uma ata, mas, via de regra, apresentam uma atividade – seja palestra, roda de poesia, leitura de texto, etc -, enfatizando o caráter de cultura. A música popular também tem seu lugar como foco de estudo e análise.
Entre os dados pitorescos da Academia, Edgard Fonseca destaca como principal características da ANL o seu acolhimento. E cita o caso do imortal Horácio Pacheco, que dá a alcunha da academia – também chamada de a casa de Horácio Pacheco – que era paulista, de Ribeirão Preto. “Há um acolhimento, na verdade, como academia para qualquer pessoa que tenha atividade cultural em Niterói”, revela o Presidente.
Já nas reformulações que a gestão atual anuncia, está o quadro dos inativos para membros que não freqüentam, não pagam e não participam. “A academia vai ser reformada para contar com gente que realmente queira trabalhar”, finaliza Edgard Fonseca.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.