Definitivamente o câncer de mama não é o fim da linha!!! Prova disso foi o resultado do evento promovido pelo Serviço de Cirurgia Plástica Ronaldo Pontes no Hospital Carlos Tortelly, por ocasião do Outubro Rosa. Mulheres mastectomizadas, liberadas pelo oncologista, puderam ter a aréola do mamilo micropigmentada em 3D, dando toda a impressão de que a mama está intacta, bonita e sadia.
O trabalho foi coordenado pelo próprio Professor, PHD, Ronaldo Pontes e sua filha Gisela, também cirurgiã plástica. Teve, entre seus idealizadores, o cirurgião plástico César Plaza e contou com 5 cirurgiões e 14 residentes. A alegria foi visível nas 15 pacientes atendidas, com destaque para D. Aldeci Diniz, que manifestou incessante gratidão à equipe.
Foi um misto de competência, altruísmo, comoção e alegria, pois reuniu mulheres que sonhavam ser atendidas pelo cirurgião plástico Ronaldo Pontes em acesso a este grande nome através do SUS. O evento também contou com a participação de laboratórios médicos e três voluntários especiais, que deram o que falar: Sylvia Faillace, vestida de Mulher Maravilha, Dani Barbosa, de Super Girl e Rodrigo Briggs Tonelly, de Batman. Juntos, humanizaram a fila com muitas brincadeiras e palavras de esperança, contagiando o ambiente.
O Professor Ronaldo Pontes discursou sobre a importância de devolver a vida normal e auto-estima restaurada à mulher que passou pela mastectomia.
O caso de D. Aldecir Diniz comoveu a todos! Ela foi a primeira da fila, e por ter mãe adoentada em casa, não tinha como ir com um acompanhante para se submeter ao procedimento, um pré-requisito para participar. Diante do fato, Dani Barbosa, a voluntária que vestia a roupa de Super Girl , disse-lhe: “ Pode ficar tranquila, D. Aldeci! Eu mesma serei a sua acompanhante”. Conclusão, a paciente foi literalmente socorrida por uma super-heroína, voluntária. D. Aldeci fez a micropigmentação e gostou imensamente, pois teve seu mamilo reconstituído.
Esta técnica deve ser feita por médicos especialistas. Torna possível redesenhar o local danificado ou ausente, devolvendo a pigmentação original e disfarçando possíveis regiões em desarmonia. Considerada uma solução para muitos casos, também pode ser feita por mulheres vítimas de queimaduras, cicatrizes e vitiligo, além da mastectomia em geral.
O procedimento é acessível, praticamente indolor, iniciado após a aplicação do anestésico, simples e rápido. Leva cerca de 1 hora para ser finalizado (em cada seio). Os resultados variam de pessoa para pessoa. O pigmento é implantado na epiderme, camada superficial da pele, e, em função do peso molecular adequado, não atinge as camadas mais profundas, como acontece com tatuagens. O método já vem sendo bastante recomendado por cirurgiões plásticos.
A Prof. Dra. Gisela Pontes é chefe do Serviço de Pós Graduação em Cirurgia Plástica em Niterói que leva o seu sobrenome, que possui certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo Ministério da Educação e Cultura ( MEC). Seu curso de Residência Médica é referência mundial há mais de 40 anos e conta com profissionais vindos de todas as partes do Brasil e exterior. A Clínica Ronaldo Pontes, onde Dra. Gisela atende, após suas cirurgias, diariamente, foi inaugurada em 1984 para atendimento de cirurgia plástica estética e reparadora. Lá também é referência em dermatologia clínica e estética, fisioterapia dermatofuncional, entre outros. Possui aparelhos com tecnologia de ponta. Está instalada no Rio de Janeiro, Av. Epitácio Pessoa, 846, Lagoa.Telefone (21) 2259-7744.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.