No próximo dia 6 de maio de 2025, às 19h, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Rio de Janeiro será o cenário da primeira edição da cerimônia de premiação do Prêmio Isabel Salgado, uma iniciativa que tem patrocínio do Banco do Brasil e reconhece projetos sociais desenvolvidos por atletas, ex-atletas e empreendedores e que incentiva a criação de novas frentes sociais que utilizam o esporte como ferramenta de transformação social.
A cerimônia, que contará com um pocket show especial da cantora Teresa Cristina, referência na música popular brasileira, será apresentada pela jornalista Carol Barcellos. Com abrangência nacional, a premiação vai contemplar finalistas que representam projetos ligados ao voleibol, com planos de expansão para outras modalidades nas próximas edições.
Criado em homenagem à inesquecível Maria Isabel Salgado, a “Isabel do Vôlei”, o Prêmio reflete o legado da atleta que, além de brilhar nas quadras, dedicou sua vida a unir o voleibol a causas sociais.
O Prêmio se destaca como uma plataforma que celebra a pluralidade e a potência do povo brasileiro. “Acreditamos no esporte como uma ferramenta real de transformação social — ele conecta, inspira e promove mudanças concretas. Os finalistas representam diferentes regiões, histórias e trajetórias, mostrando que, com diversidade e propósito, é possível construir um país mais justo e inclusivo”, destaca Maria Clara Salgado, desenvolvedora e gestora executiva do Prêmio.
Categorias e premiação
O prêmio será dividido em três categorias principais e, entre os projetos selecionados, estão contemplados participantes de todas as regiões do Brasil. Os vencedores serão anunciados durante o evento. Serão premiados ao todo oito projetos e 16 pessoas.
● Categoria Aurora: Para atletas ou ex-atletas com atuação em projetos sociais de vôlei. Premiação: aporte financeiro, troféu e o Brasão Isabel Salgado.
● Categoria Raízes: Para empreendedores sociais com projetos de vôlei em andamento. Premiação: aporte financeiro e troféu.
● Categoria Semente: Para pessoas que desejam criar projetos sociais de vôlei ou iniciativas ainda em fase inicial. Premiação: capacitação em Gestão de Projetos Sociais e possibilidade de aporte financeiro semente.
Os troféus são assinados pelo artista multimídia, produtor e diretor de arte Raul Mourão.
Parcerias que transformam
O Prêmio Isabel Salgado é patrocinado pelo Banco do Brasil, com gestão do Instituto da Criança e apoio da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Inspirado no troféu Walter Payton, dos EUA, o prêmio visa legitimar o esporte como vetor de inclusão, igualdade e impacto social.
“A trajetória da Isabel Salgado mostra como o esporte pode transformar vidas. Ao apoiar o Prêmio Isabel Salgado, o Banco do Brasil reforça esse compromisso, incentivando o esporte e promovendo também a sustentabilidade e a inclusão. Mais do que uma homenagem, essa iniciativa abre caminhos para que mais pessoas possam transformar suas histórias por meio do esporte”, diz Maurício Toledo, executivo de Patrocínio e Promoção do BB.
Isabel do Vôlei: um legado eterno
Isabel Salgado foi uma das atletas mais importantes da história do Brasil. Com duas participações olímpicas e pioneirismo internacional, também foi símbolo de ativismo social. Participou do movimento Diretas Já e do coletivo Esporte Pela Democracia. Seu legado ultrapassa as quadras e inspira novas gerações a seguirem o mesmo caminho de luta e transformação.
O Prêmio Isabel Salgado dá continuidade a esse compromisso e pretende impactar positivamente vidas e comunidades por todo o país.
Para mais informações, acesse: www.prêmioisabelsalgado.com.br
Serviço
Evento: Cerimônia de Entrega do Prêmio Isabel Salgado
Data: 6 de maio (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Espaço Conceito – CCBB
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro, Rio de Janeiro – RJ