Oito cidades dos EUA, quatro do Canadá e nove da América Latina recebem a certificação pela primeira vez. Desde o lançamento do programa, em 2017, 104 cidades já conquistaram esse reconhecimento
– Niterói foi reconhecida pela Results for America com a Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies. O reconhecimento destaca a excelência da Prefeitura de Niterói no uso de dados para embasar políticas públicas, alocar recursos, aprimorar serviços, avaliar programas e envolver a população, em especial no programa Niterói Jovem EcoSocial. A certificação estabelece um padrão que reflete as práticas, políticas e estruturas necessárias para que os municípios utilizem dados de forma eficaz na tomada de decisões. Com o anúncio desta quarta-feira, 104 cidades da América do Norte, Central e do Sul já conquistaram essa certificação, e 700 cidades participaram das avaliações desde 2017.
“Desde 2013, quando assumimos Niterói em uma situação de crise, estruturamos o plano estratégico Niterói que Queremos de 20 anos, com a participação da sociedade civil, e modernizamos a administração com a aquisição de equipamentos softwares e a realização de concursos para áreas estratégicas da administração. Implementamos uma gestão orientada para resultados. Niterói se tornou a melhor cidade de qualidade de vida do estado e uma das melhores do Brasil. Agora é tempo de avançar o novo ciclo, de investimentos e projetos. Receber esse prêmio e reconhecimento da Fundação Bloomberg é uma honra, mas também um estímulo para seguir trabalhando muito com a equipe competente, íntegra e compromissada com o desenvolvimento sustentável de Niterói”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
O padrão da certificação avalia o uso de dados pelas cidades com base em 43 critérios. As que atendem entre 51% e 67% desses critérios recebem a certificação no nível Prata; aquelas que cumprem de 68% a 84% alcançam o nível Ouro; e, para obter a certificação Platina, é necessário atingir 85% ou mais. Niterói combinou dados de engajamento cívico e segurança pública para oferecer treinamento profissional e experiências no setor de sustentabilidade a mais de 900 jovens em situação de vulnerabilidade por meio do programa Niterói Jovem EcoSocial.
“Em um momento em que as pessoas questionam o papel do governo e o que define uma boa gestão pública, é fundamental que as administrações utilizem dados de modo mais eficiente para entender o que funciona e o que não funciona – e é exatamente isso que a Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies representa”, afirmou Rochelle Haynes, diretora executiva da certificação. “Mais de cem cidades já demonstram o que é possível alcançar ao investir tempo, esforço e capital político para transformar a cultura da administração pública local.”
James Anderson, líder do programa de Inovação Governamental da Bloomberg Philanthropies, ressaltou a importância do reconhecimento: “A Certificação What Works Cities da Bloomberg Philanthropies é uma das maiores iniciativas filantrópicas já realizadas para aprimorar o uso de dados por governos locais e melhorar a vida das pessoas. Esse trabalho está ajudando prefeitos comprometidos com reformas em toda a América a modernizar suas administrações. Seja para enfrentar a escassez de moradias, reduzir acidentes de trânsito ou aprimorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à população, essas prefeituras estão utilizando dados, tecnologia digital e inteligência artificial para enfrentar esses desafios – e temos grande satisfação em apoiar esse progresso.”
As 21 novas cidades certificadas incluem Calgary, Edmonton, Hamilton e Winnipeg, no Canadá; Burlington, Fort Lauderdale, Fort Worth, Newark, Oklahoma City, Raleigh, Reno e Savannah, nos Estados Unidos; Niterói, Belo Horizonte e Caruaru, no Brasil; Corrientes, San Nicolás e Vicente López, na Argentina; além de Maipú e San Fernando, no Chile.
Quatro cidades já certificadas – Boulder, Mogi das Cruzes, Pittsburgh e Rochester – avançaram para a certificação Ouro. Além disso, Cambridge, Little Rock, Norfolk, Filadélfia, San Diego, Scottsdale, South Bend e Tulsa renovaram sua certificação sob os critérios mais rigorosos introduzidos em 2022.
O programa de Certificação What Works Cities, lançado em 2017 pela Bloomberg Philanthropies e liderado pela Results for America, é o padrão internacional de excelência no uso de dados para governança urbana. O programa permite a participação de qualquer cidade da América do Norte, Central ou do Sul com uma população de 30 mil habitantes ou mais.
Para saber mais sobre a Certificação What Works Cities ou para fazer a avaliação, acesse http://whatworkscities.bloomberg.org/
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.