Conselho de Segurança de Niterói realiza reunião extraordinária no Clube Central

A diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) Niterói realizou sua reunião mensal referente ao mês de fevereiro em horário e espaço diferente. A proposta do grupo este ano é tornar o Conselho itinerante; percorrendo vários bairros com o CMT do 12 Batalhão, os delegados de cada região, autoridades políticas e um representante de cada órgão municipal, estadual e do judiciário; em horário noturno, ouvindo as demandas específicas; oferecendo um tratamento personalizado e diferenciado, com o objetivo de agregar os moradores que não conseguem participar dos encontros na parte da manhã e na expectativa de filtrar as necessidades de cada área.

O Clube Central foi palco do debate sobre os crimes que assolam a população. Dentre as principais queixas dos, aproximadamente, 100 participantes – na noite de quarta-feira (12) – estão o roubo de carro, o furto de bicicleta e celular, a situação caótica das pessoas com necessidade de atendimento psiquiátrico e dos moradores em situação de rua dependentes químicos; muitos responsáveis pelos furtos de fios, hidrômetros, invasão em domicílio, arrombamento de lojas e surtos nas ruas. O Comandante do 12 BPM, Coronel Oliveira, elogiou a iniciativa da equipe do Conselho e reafirmou o seu valor para a sociedade:
“O Conselho Comunitário de Segurança é o principal canal de comunicação das forças de segurança: polícias, guarda civil,

municipal e a população. É o canal oficial onde se formulam as principais políticas públicas da segurança. O Conselho serve como um medidor das demandas. Nós não trabalhamos só com base nas estatísticas. É muito importante fazer o registro de ocorrência nas delegacias, mas também, nós temos que considerar as percepções, denúncias e as informações da população. Essa interação é muito importante para que a gente se reorganize; alinhe o nosso trabalho diariamente.”
CMT Cel. Oliveira apresentou a composição do 12BPM que atua com um efetivo de, aproximadamente, 741 policiais, distribuídos em 137 policiais por dia; divididos em equipes de rádio patrulha (Trabalho mais preventivo), GAT (Serviço mais repressivo), patamos (Serviço tático) e os DPOs (Elementos desdobráveis destacados em lugares mais distantes). Toda essa estrutura ainda conta com o serviço do Regime Adicional de Serviço (RAS) que acrescenta mais 65 policiais ao efetivo ordinário e o convênio com o Governo do Estado para o Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS) – um dos maiores do Estado do Rio de Janeiro. Logo em seguida, comentou sobre os números dos índices de criminalidade na cidade. Dentre as principais operações, o CMT citou as ações operacionais no combate ao tráfico de drogas, a operação tático preventiva em pontos estratégicos, operação fecha quartel, operação anti-furto, operação praia, operação “rush” e demolições de barricadas. O delegado Dr. Vilson de Almeida, titular da 77ª DP, destacou a importância da colaboração entre a Polícia Civil e a Polícia Militar. “Estamos aqui para ouvir a comunidade e colocar a delegacia à disposição de todos. A segurança é uma responsabilidade compartilhada”, afirmou. Ele ressaltou que, apesar dos desafios, o trabalho conjunto tem gerado resultados positivos, embora ainda haja muito a ser feito.

Na ocasião, Major Thiago Martins, novo coordenador do Programa Segurança Presente, foi oficialmente apresentado aos presentes. Ele tem 22 anos na corporação, nasceu em Niterói, sua primeira unidade policial foi o 12BPM – como aspirante em 2006 – ficando até o posto de tenente. Já atuou como piloto de helicóptero, participou de ações no Complexo do Alemão, no Complexo da Maré, já trabalhou em unidade de ensino, colaborou no Batalhão de Itaboraí, São Gonçalo, Batalhão Méier e na coordenação do Batalhão de Magé.
“Não poderia deixar de aceitar o convite de atuar em Niterói pois sei da importância do projeto para o Estado do Rio de Janeiro e, principalmente, para a cidade de Niterói… Nossa missão é trabalhar em colaboração com todos os órgãos de segurança da cidade e pretendo cumprir da melhor forma possível”; comentou Major Thiago.

Thiago chegou para coordenar o programa no dia 15 de Janeiro, por isso, apresentou a análise criminal e as estatísticas referentes a este período. De acordo com o Major, na comparação entre Janeiro de 2024 e janeiro de 2025, houve uma variação de 100% em 2025 em relação ao roubo em estabelecimento comercial (com emprego de violência / arma de fogo) no Centro de Niterói. Sendo que, falando em números exatos, no ano de 2024, no mesmo tempo, aconteceu “0” ocorrência e, em 2025, foram 2 ocorrências. Porém, os crimes que mais tiveram evolução no bairro de Icaraí foram os delitos sem emprego de violência; como os furtos de bicicleta.

“O marginal armado não se sente à vontade para praticar delitos dentro da cidade porque a polícia está presente”; pontuou Major Thiago.

Estiveram presentes e compuseram a mesa diretora, o presidente do CCS Francis Leonardo, o CMT do 12BPM Cel. Oliveira, Luciana Braga representando a 81DP, Márcia Santos representando a 79DP, o secretário municipal de Ordem Pública (SEOP) Gilson Chagas, Novaes representando a PRF, Dr. Vilson de Almeida Delegado Titular da 77DP, Dr. Luiz Henrique Delegado Titular da 76DP, Thiago Martins, coordenador do Programa Niterói Presente, sr. Darly da AMAI (Associação dos Moradores de Icaraí), Fernando Tinoco, Presidente do Clube Central e da Associação dos Clubes de Niterói (ACN), vereador Raphael Costa (Tomará posse na sexta-feira (14) como Secretário da Administração Regional de Icaraí e Hudson, representando Dr. Gabriel Poiava (Delegado Titular) da 78 DP.

Participaram da reunião também, as seguintes personalidades políticas: Vereador Daniel Marques, o eterno vereador Paulo Eduardo Gomes, o vereador Michel Saad.

A próxima reunião do Conselho está agendada para o dia 12 de março e terá como uma das principais pautas violência doméstica e Patrulha Maria da Penha.

Diretora do CCS AISP 12 – Niterói.

 

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *