No evento, o maior hemocentro do estado realizou uma campanha entre jovens para atrair potenciais doadores de sangue
O Hemorio participou neste domingo (16/02) e no sábado (15/02) da 10ª edição do Festival Terra do Rap, que aconteceu pela primeira vez na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, Zona Norte do Rio de Janeiro. A campanha “Rap na veia – Hemorio na Terra do Rap” é uma iniciativa inédita, e contou com veiculação ao vivo nas redes sociais do evento. O objetivo da parceria é conscientizar os jovens sobre a importância da doação de sangue. A arena recebeu diversas atividades culturais gratuitas, como shows e batalhas de Mcs.
Desde o ano passado, o Hemorio tem investido em campanhas para incentivar a doação de sangue já a partir dos 16 anos de idade. “As ações voltadas para os jovens são essenciais para o Hemorio, precisamos renovar os nossos doadores habituais. O percentual de doadores de sangue na faixa etária de 16 a 18 anos não chega a 0,1% do total. Na faixa de 18 a 25 anos, o número sobe para cerca de 10%. Lembramos que uma única doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, disse o diretor do Hemorio, Luiz Amorim.
O estoque de sangue do Hemorio abastece 100 unidades públicas de saúde, entre elas, todos os grandes hospitais de emergência do estado e unidades da rede federal, além da própria unidade, que atende a pacientes com doenças hematológicas como anemia falciforme, hemofilia, leucemia, entre outras.
“Eu não tinha noção da importância de doar sangue, até que infelizmente, vi a falta que o sangue faz, perdi dois amigos pela falta de transfusão. Acho que, enquanto a gente é jovem, não tem ainda muita noção da importância. A não ser que infelizmente precise, ou veja alguém querido precisar. E eu acho muito legal chegar junto e falar disso nessas festas, nos locais onde a gente frequenta”, conta Tabatha Aquino, artista e apresentadora da 10ª edição do festival.
Os voluntários com idade a partir de 16 anos podem doar sangue com o consentimento dos pais ou responsáveis legais. Para isso, devem imprimir formulário próprio encontrado no site do Hemorio e, após a assinatura dos pais ou responsáveis, podem se dirigir à sede do instituto, na Rua Frei Caneca, 8, centro da cidade, durante todos os dias da semana, incluindo feriados, no horário das 7h às 18h.
Outra novidade é o Salão do Doador em Duque de Caxias, que funciona das 7h às 14h no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, na Rodovia Washington Luiz, nº 3200.
Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número (21) 3916-8310.
Foto: Lucas Monteiro/SESRJ
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.