Niterói celebra 451 anos como referência no preparo para mudanças climáticas

 

Home

 

 

 – Niterói comemora seus 451 anos destacando-se como a primeira cidade do Brasil a criar uma Secretaria do Clima e a investir em estratégias robustas para enfrentar os desafios das mudanças climáticas.

“Nosso compromisso com o futuro de Niterói é inegociável. Investir em soluções para enfrentar as mudanças climáticas não é apenas uma necessidade, mas uma obrigação para garantirmos um futuro mais seguro e sustentável para as próximas gerações. Com a implementação de estratégias inovadoras, Niterói tem se posicionado como referência na adaptação e mitigação dos impactos das mudanças climáticas, preparando a cidade para os desafios que virão”, destaca o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Com uma estrutura de monitoramento inovadora, o Centro de Monitoramento e Operação da Defesa Civil trabalha 24 horas por dia, utilizando 46 pluviômetros automáticos para avaliar as condições meteorológicas. A cidade conta com 37 sirenes de alerta instaladas em 33 comunidades, alcançando cerca de 120 mil pessoas.

Outro destaque é o radar meteorológico, que permite prever tempestades com maior precisão e planejar ações de mitigação de riscos, fortalecendo a segurança da população.

Além disso, Niterói conta com 153 Núcleos de Defesa Civil (NUDECs) e mais de 3 mil voluntários treinados, que atuam em 54 comunidades. Junto a eles, o NUDEC Queimadas, composto por 700 voluntários em 15 núcleos, está pronto para prevenir e combater incêndios.

Desde 2013, a Prefeitura já investiu cerca de R$ 1 bilhão, com a conclusão de mais de 149 obras de contenção de encostas em toda a cidade. Também foram investidos aproximadamente R$ 500 milhões em obras de macro e microdrenagem, além de pavimentação.

 

 

 

 

https://www.alerj.rj.gov.br/

 

 

 

 

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *