O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura apresentam o evento “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência“, no Rio de Janeiro, uma pré-bienal da 1ª Edição Internacional Bienal Amazônia de Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade” SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, com uma série de atividades culturais e educativas sobre sustentabilidade e o futuro do planeta, de 1º de novembro de 2024 a 31 de Janeiro de 2025, em consonância com a reunião do RIO/G20 no Brasil, colocando o mundo com a atenção voltada para o tema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável“.
Em novembro de 2025, Belém, PA, sediará a 1ª Bienal Amazônia, com a participação de cerca de 500 artistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das maiores exposições visuais e educacionais do país. O objetivo de realizar a 1 edição Internacional Bienal Amazônia de Arte, Design, Arquitetura, Tecnologia e Sustentabilidade ” SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, durante a COP 30 é buscar o alinhamento com as discussões e decisões sobre mudanças climáticas global e outras questões ambientais e sociais.
“SOMOS TODOS AMAZÔNIA” é um evento global que visa promover a cultura brasileira, especialmente a indígena, a preservação ambiental do planeta e o desenvolvimento sustentável, buscando conscientizar sobre a importância dos 5 biomas, Floresta Amazônica, a Década do Oceano, e a importância do Cerrado como o berço das águas. Além da projeção da arte brasileira e o engajamento com o empreendedorismo, a Bienal global tem o compromisso com o fortalecimento da economia local, geração de empregos e incentivo ao turismo na região, contando com o apoio Institucional da Embratur, Rio/G20, e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, PUC-Rio, ESPAÇO BB, International Contemporary Art Society, Artoday, Brazilian American Commerce Chamber, Aldeya Life Park e Aquele Abraço.org e Tidelli.
Devido a realização da reunião do G20 no Brasil, as atividades pré-bienal SOMOS TODOS AMAZÔNIA, terão início em novembro deste ano, pelo Rio de Janeiro, buscando conectar líderes, especialistas, artistas e cidadãos em uma profunda reflexão sobre os desafios ambientais atuais, utilizando a cultura como ferramenta de transformação social, através de debates temáticos, o lançamento de documentário, além de exposições de arte, design, arquitetura e tecnologia, com a participação de artistas nacionais e internacionais, que ocuparão espaços do Rio de Janeiro, como o Galpão Cultural da Marinha do Brasil em colaboração com o Espaço BB, Aldeya Life Park, Parque Glória Maria (Parque das Ruínas) e PUC-Rio – Casa de Inovação. A exposição vai itinerar em; Brasília, São Paulo, Miami, New York, Cairo, Belém,Veneza e Paris.
Sobre o evento “Diálogos para o Planeta – Cultura e Consciência“
Exposições: arte, design, arquitetura, tecnologia, e sustentabilidade com artistas nacionais e internacionais
Documentário: entrevistas com chefe de estado e pessoas que representam vários papéis na sociedade
Summits: energia, educação, saúde e metaverso industrial
Assuntos: problemas existentes , soluções possíveis e consciência coletiva
Meditação coletiva: Momento ecumênico pela paz
Três questões a serem abordadas
Quais são os principais desafios em seu país em relação à justiça social, sustentabilidade e coerência coletiva, considerando sua posição e função social?
Quais ações você está tomando ou sugere para resolver ou melhorar essas questões, levando em conta sua posição e função social?
Como a consciência coletiva pode contribuir para resolver esses problemas?
Sobre as ocupações no Rio de Janeiro
Ocupação #1 Marinha do Brasil
Realização Instituto Bienal Amazônia “SOMOS TODOS AMAZÔNIA”, Espaço BB e Saphira & Ventura.
Local: Galpão Cultural da Marinha do Brasil/Espaço Cultural da Marinha do Brasil, Rio de Janeiro
Data: 1 de Novembro de 2024 a 31 de Janeiro de 2025 com abertura com cerimonial da Marinha
Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável
Exposição de jóias, design e moda
Educativo da Marinha do Brasil
Conferência: Museu Naval
Datas: 20 de Novembro de 2024
Assunto: Metaverso
Ocupação #2 Aldeya Life Park
Local: Aldeya Life Park Data: 12 a 22 de novembro
Exposição + Summit
AEROTRÓPOLIS no Aldeya Life Park na Ilha do Governador -Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável
Ocupação #3 Parque Glória Maria
Local: Parque Glória Maria (Parque das Ruínas)
Data: 12 a 20 de novembro
Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável
Grande Rede Internacional de Meditação com diversas personalidades, buscando a Paz, Justiça Social e Sustentabilidade.
Experiência Imersiva.
Conferência: 13 de novembro –
Ocupação #4 PUC-Rio
Local: PUC-Rio – Casa de Inovação
Data: 4 a 22 de Novembro
Exposição + Summit Summit de ARTE & TECNOLOGIA
Esculturas e Instalações espalhadas pelo Campus.
Exposições de arte apresentando Pré-Bienal Amazônia “Somos Todos Amazônia “ por um Mundo Justo e um planeta Sustentável
Sobre o documentário
Já em produção, tem por objetivo registrar esse momento histórico no Rio de Janeiro, destacar a urgência de soluções inovadoras para sustentabilidade e justiça social, celebrando a rica cultura local da cidade, a esperança e o espírito de colaboração deste evento fundamental, retratando líderes mundiais em plena ação.
O documentário tem como parceiros o Instituto David Lynch, através da colaboração em sessões de meditação e discussões sobre paz e consciência, bem como de artistas e celebridades brasileiras e internacionais, que adicionam dimensões culturais e educacionais ao documentário.
A Pré- Bienal Amazônia, “Somos todos Amazônia “, por um Mundo Justo e um planeta Sustentável, tema do G20, é um evento oficial paralelo, tendo como apoiadores as seguintes organizações: Galpão Cultural da Marinha, Espaço BB, Aldeya Life Park, YDUQs, Parque das Ruínas ( Glória Maria), PUC / Rio, Rio G2O, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Câmara do Comércio Brasileira em NY, New York International Contemporary Art Society,Tidelli.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.