Série “Violonistas Compositores” começa no dia 1° de agosto, na Sala dos Archeiros |
A partir de 1° de agosto, o Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (CCPPI), unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), irá promover a série “Violonistas Compositores”, com apresentações semanais, sempre às quintas-feiras, às 12h30, na Sala dos Archeiros. O evento celebra a riqueza e a diversidade da música violonística contemporânea e traz um cronograma repleto de talentos. Entre os destaques estão Luiz Octávio Braga, Marcos Farina, Cyro Delvizio, Vicente Paschoal, Fábio Adour e Luis Carlos Barbieri, cada um apresentando ao público composições autorais e versões de outros compositores. A entrada é gratuita e sujeita a lotação. Confira o cronograma de apresentações: 1° de agosto – Luiz Octávio Braga e Marcos Farina Luiz Otávio Braga apresenta canções próprias e de outros compositores como Antonio Rovira e Leo Brouwer. Marcos Farina, por sua vez, toca canções autorais como “Intuição do instante” e “Choro valsado”. 8 de agosto – Cyro Delvizio Cyro Delvizio apresenta músicas de Agustin Barrios e seus amigos brasileiros, além de composições próprias como a Sonata “Homage to Agustin Barrios”. 15 de agosto – Vicente Paschoal Vicente Paschoal apresenta “Prelúdios e Dedicatórias”, uma coletânea de peças introspectivas e técnicas. 22 de agosto – Fábio Adour A apresentação de Fábio Adour inclui “Suíte Sacana” e obras de outros compositores como Arthur Kampela e Daniel Ganc. 05 de setembro – Luis Carlos Barbieri Luis Carlos Barbieri apresenta peças de diversos compositores, incluindo Garoto, Tom Jobim, e arranjos próprios.
Sobre os músicos: Luiz Octávio Braga Violonista e compositor, é natural de Belém do Pará. Participou de discos e concertos com notáveis da música urbana popular do Brasil, como Radamés Gnattali, Chico Buarque, Nara Leão, Cartola, Elizeth Cardoso, Cláudia Savaget, Paulo Moura e Zezé Gonzaga, entre outros. Integrou a Camerata Carioca e foi precursor do ciclo de Oficinas de Choro Instrumental no Brasil.
Marcos Farina É professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atuou profissionalmente durante 20 anos como membro do grupo de choro Galo Preto, com o qual fez concertos no Brasil, México, Suécia e Portugal. Já gravou com os sambistas Elton Medeiros e Nelson Sargento.
Cyro Delvizio Doutor em Artes pela USP, atua principalmente como violonista, compositor e pesquisador. Realizou 130 concertos em todos os estados brasileiros com o Duo Cancionâncias pelo projeto SESC Sonora Brasil. É autor do livro “Agustín Barrios no país do sonho”, publicado também em inglês na versão Kindle E-book.
Vicente Paschoal Músico e compositor, se dedica não somente à música instrumental, mas também ao universo popular do cancionista brasileiro. Atuou como solista nas principais salas de concerto do Brasil, acumulando prêmios em concursos nacionais de violão, como o Souza Lima e o Musicalis, importantes e tradicionais prêmios do Brasil.
Fábio Adour Realizou apresentações nas principais salas de grandes capitais e foi solista frente à Orquestra Sinfônica Brasileira, executando o concerto para violão e orquestra de Villa-Lobos, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Foi regente da Gerais Big Band e da Camerata de Violões da Escola de Música, da UFMG.
Luis Carlos Barbieri Ficou conhecido pelo seu trabalho no Duo Barbieri-Schneiter, com o qual realizou, por 14 anos, concertos no Brasil, América Latina e Europa. Como solista, gravou seis álbuns. Já atuou como apresentador do programa Violões em Foco, da Rádio MEC-FM, e participou do programa Partituras, da TV Brasil, inteiramente dedicado ao seu trabalho com versões da MPB para o violão. Serviço Data: de 1° de agosto a 5 de setembro, às quintas-feiras Horário: 12h30 Local: Centro Cultural do Patrimônio Paço Imperial (CPPI/Iphan) Endereço: Praça XV de Novembro, 48, Centro – Rio de Janeiro (RJ) Entrada Gratuita |
https://www.alerj.rj.gov.br/
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.