#PraTodoMundoVer. Vídeo em cores, formado por sequência de pinturas e desenhos de Antonio Parreiras. Na abertura, está escrito: “Antonio Parreiras nasceu em 20 de janeiro de 1860, em Niterói, RJ, Brasil”, tendo a pintura do rosto do artista no canto inferior direito. Trata-se de homem de pele clara, cabelos brancos, curtos e encaracolados, sobrancelhas e bigodes brancos. Na primeira imagem, desenho em carvão sobre papel sépia de um homem de pé, voltado para a esquerda, andando em um caminho de terra batida. Usa chapéu, botas e tem a mão esquerda no bolso da calça, enquanto carrega uma tela de pintura na mão direita. A seguir, pintura tendo à esquerda uma pequena casa de telhas coloniais e paredes descascadas. Na próxima imagem, vista da cidade de Niterói a partir de um morro. Em primeiro plano, chão de barro ladeado por árvores. Ao longe, área plana com poucas casas. Ao fundo, baía e cadeia de morros do Rio de Janeiro. Céu azul claro. Na sequência, paisagem do interior de floresta, onde predominam tons de verde e marrom. Pintura de mulher, nua, deitada sobre uma cama. Tem pele clara e cabelos loiros. Paisagem de larga faixa de areia com alguns pescadores consertando redes e outros retirando barcos do mar. Desenho a carvão de homem sentado na mata, pintando uma tela. Paisagem com destaque para duas grandes árvores à esquerda e um portão de cerca de madeira à direita. Céu azul com nuvens. Pintura marinha reproduzindo pequenas ondas batendo no rochedo à direita. Céu cinzento. Quadro que simula cena histórica do século 18. À esquerda, homem em pé, voltado para a direita, segura pistola na mão direita, voltada para o chão. Ele olha em direção aos soldados junto à porta, à direita. Pintura de paisagem de árvores enfileiradas com poucas folhas secas. Predomínio de tons amarelos e alaranjados. Pintura de um homem, voltado para a direita, sentado sobre o degrau da entrada de uma casa, tecendo um grande cesto de palha. Desenho a carvão de um homem, de chapéu, pintando uma tela sobre um cavalete no alto de um rochedo. Paisagem marinha tendo casa simples à beira da praia. Céu azul com muitas nuvens. Rosto de um indígena com cabelos longos, pretos e lisos, mantém semblante sério. Imagem do interior de floresta. Pintura de mulher nua, deitada na horizontal sobre um sofá coberto por tecidos em dourado, vinho e verde. Tem pele clara, cabelos castanhos escuros e semblante sério. O quadro “Zumbi”, de Antonio Parreiras, com um homem negro, em pé, segurando um bastão. Desenho a carvão de homem de terno, sentado em formação rochosa em uma praia. Paisagem com árvores à margem de um rio, à esquerda. Ao fundo, morro e céu azul com nuvens. Quadro tendo à esquerda homem de pé segurando um fino e longo bastão, com o qual conduz as parelhas do carro de boi, à direita. Na pintura seguinte, mulher sentada no chão de um cômodo apoia braço esquerdo e a cabeça voltada para baixo, sobre o joelho de homem idoso, em uma cadeira ao seu lado. Ele olha em direção ao quepe de soldado e à espada que segura sobre o joelho esquerdo. Paisagem no interior de mata. Predominância de tons pastéis de verde e marrom. Pintura de mulher de pele clara e cabelos presos, sentada de frente, com as pernas cruzadas. Usa um vestido longo amarelo com detalhes em preto e dourado. Caindo dos ombros, um xale branco. Desenho à carvão de um menino em pé, frente a frente a um homem sentado sobre escada larga de madeira. Do lado esquerdo, dois potes com longos pincéis e ao fundo grande tela. A seguir, quadro histórico tendo como cenário uma praça. Ao centro, três homens mal vestidos, tendo à esquerda soltados montados a cavalo e, á direita, homem uniformizado sentado em larga cadeira. Ao fundo, multidão, casa e igreja. Pintura de mulher, nua, recostada sobre um sofá, voltada para a direita. Segura os cabelos ruivos e longos com as duas mãos. Marinha com serie de rochedos à direita e faixa de areia em primeiro plano. Céu cinzento. Detalhe de pintura de paisagem, na qual pode-se perceber Antonio Parreiras representado entre a vegetação, de chapéu, em pé, voltado para a direita. Encerrando o vídeo, as marcas do Museu Antonio Parreiras, Funarj, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio. Fim da descrição.
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