A querida Kilza de Farias Mello, que assinou de diversos protocolos da estética, alguns implementados por sua especialização internacional em Acne, também destacável por suas telas repletas de colorido e alegria – peças que reportavam o seu conhecido vigor, uma de suas características marcantes -, além de grande auxiliadora de obras sociais – foi conselheira da AFR, entre outras, tendo sido promoter do grande leilão social do Abraçarte, em 1996, promovido pela antiga Funiarte – faleceu no último domingo, dia 14 de abril, de causas naturais, no Centro Hospitalar São Lucas, aos 93 anos. A cremação precisou ser feita às pressas, no Cemitério Parque da Colina, sem a possiblidade mais amplo aviso aos que a estimavam.
A querida Kilza deixa dois filhos, o jornalista Luiz Antônio Mello – Imortal pela Academia Niteroiense de Letras e editor do jornal A Tribuna da Imprensa e Fernando Cesar – advogado-, dois netos, Phillipe e Catherine, além da nora Milena Beranger.
Kilza nasceu em Niterói, onde foi registrada como Kilza Gallo de Freitas, filha de Noêmia Noronha Gallo de Freitas e Eusébio Loureiro de Freitas. Ficou órfã cedo e foi criada pela avó, Jorgina Gallo. Aos 15 anos, conheceu seu único namorado, com quem casou mais tarde, o futuro oficial de Marinha Luiz de Farias Mello ( 1928-2015). E, por conta da união, mudou seu nome para Kilza de Farias Mello.
Ela foi uma das primeiras esteticistas de Niterói, tendo começado em 1960, após cursar a renomada France Bel. Também estudou maquiagem e visagismo., tendo recebido vários prêmios. Foi uma “locomotiva” da sociedade, procurada pelas mulheres mais elegantes, mantendo seu consultório constantemente lotado. Mas, não esqueceu dos necessitados. Cuidava, gratuita e sigilosamente, da pele de pessoas sem recursos, em bairros da periferia. Fundou e manteve, por muitos anos, a instituição Porta do Sol, na Região Oceânica de Niterói.
Após 45 anos de intenso trabalho, se aposentou. Chegando a morar em Teresópolis. Retornando, mais tarde, para viver mais próximo à família, em Niterói, onde permaneceu até os seus últimos dias.
Deixa imensa saudade em filhos, parentes e amigos.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.