A mostra provoca no espectador a reflexão sobre vários aspectos do universo feminino, fazendo uma conexão simbólica entre as Deusas representantes dos quatro elementos: fogo, terra, água e ar, com o intuito de mostrar a força interna da mulher que reverbera para seu exterior. Propõe contemplação e reflexão sobre sua vida desde a infância até a velhice, e incentiva uma reavaliação de valores, costumes, conhecimentos, práticas culturais, modos de vida e respeito por seus ritmos e ciclos femininos.
A exposição inclui vinte e uma obras sendo 12 esculturas em papietagem em tamanho real, essas instalações representam mulheres de diversas etnias. Além disso, são 11 telas painéis que transitam entre vários estilos e técnicas. A síntese da exposição está representada pela Árvore da Vida com aproximadamente 2,50 metros de altura, este símbolo aparece em diferentes mitologias. Diz-se que quem come os frutos desta árvore, que cresceu no Paraíso, ganha a imortalidade. A árvore representa a Grande Mãe e contém profundos significados simbólicos. Além disso, um aspecto a ser destacado é seu compromisso com a sustentabilidade, pois parte da exposição foi criada usando materiais que, de outra forma, se tornariam resíduos – papéis rasgados e colados e reaproveitamento de materiais de embalagens como base para suas esculturas.
Sobre Carla Carvalhosa
Carla Carvalhosa nasceu no Rio de Janeiro em 1967 e desde muito jovem descobriu sua paixão pelo desenho. Sua trajetória é marcada por várias premiações e participação em diversas exposições. Há 30 anos ministra cursos onde vem formando vários artistas e desenvolvendo trabalhos terapêuticos através da arte. Sua maior característica sem dúvida é a versatilidade,onde usufrui total liberdade em técnicas e estilos, sem com isso, perder sua identidade artística. Apropria-se de diversos materiais de maneira espontânea e autodidata expressando suas emoções e faz isso com maestria.
Em janeiro de 2020 apresentou a exposição individual com o tema LIBERDADE no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro. E em setembro/2020 no Espaço Cultural Correios Niterói. Carla Carvalhosa propôs, através de suas obras, uma reflexão sobre o que é viver em uma época tão conturbada, tempos de pandemia, quando o significado de liberdade estava sendo tão questionado, sendo assim, ela também se desafia a criar em novas e múltiplas linguagens plásticas buscando a própria liberdade de criar.
Abaixo link da exposição virtual ‘Liberdade’ : http://Avacreative.com.br/liberdade
Educação
1990 – 1995 – Curso de pintura em tela SBBA lecionado por Said Ahmady e Nilton Bravo.
Obras Dedicadas
1999 – 3 obras na série artistas do RJ na série Telemar
Principais Premiações
1995 – CAP Medalha de Ouro
1995 – CSSA – Prêmio Master/Viagem Nacional
1995 –Consulado Geral do Japão – Medalha de Ouro
1996 – Consulado da Espanha – Menção Honrosa
1996 – PMERJ – Medalha de Prata/Prêmio de Aquisição
1996 – XIV Salão de Outono da Igreja Messiânica – Medalha de Prata
1996 – ESMB – Menção Honrosa
1996 – 1° Exposição do Brasil/Oriente – Melhor Obra/Viagem Internacional
1996 – CSSA – Convidado Especial Prêmio Hors Concours
1997 – Gincana Retiro das Artes – Medalha de Bronze
1997 – 1° Salão Aeroporto Galeão RJ – Melhor Obra/Viagem Internacional
1999 – CML – 4° lugar/Prêmio de Aquisição
2000 – CML – 5° lugar/Prêmio de Aquisição
2000 – 4° Distr. Militar – Medalha de Prata
2000 – DCI – Medalha de Bronze
Participação como Júri/Organização:
1997 – CSSA – Comissão Julgadora
1998 – CSSE – Comissão Julgadora
1999 – CSSA – Comissão Julgadora
2000 – CSSE – Comissão Julgadora
2004 – CSSE – Comissão Julgadora
2005 – Sede Campestre ME – Comissão Julgadora
2005 – Atelier 612 – Comissão Julgadora
Exposições Coletivas
1993 – Caixa Econômica Federal
1994 – Condomínio Vale das Orquídeas
1994 – Condomínio Nova Barra
1995 – Banco do Brasil – Ag. Penha – RJ
1996 – Exposição Retratos CEFAP
2000 – Rio Shopping
2000 – Center Point Shopping – Exposição Permanente
2001 – Expositora no 5° Concurso CML
2002 – PAAF – 1° Vernissage “Ars Gratia Artis”
2004 – Expositora no 5° Concurso CML
2004 – Espaço Cultural Via Parque Shopping
Exposições Individuais
2009 – Center Point Shopping – RJ
2020 – Exposição na Feira Cultural Cacau Show Mega Store do Barra Shopping – RJ
2021 – Exposição Liberdade Centro Cultural Correios – Rio de Janeiro
2021 – Exposição Liberdade – Espaço Cultural Correios Niterói – Rio de Janeiro
2022 – Exposição Mulher o que te sustenta? Espaço Cultural Correios Niterói – RJ
Sobre Márcia Costa
Curadoria e Coordenação da exposição ‘Fios da Vida’.Curso EAV – Exposições de Artes Visuais – da Ideia à Realidade – Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Pós-Graduação em Psicologia Junguiana – Universidade Estácio de Sá. Especialização em Arteterapia – Clínica POMAR/SPEI. Formação em Arteterapia – Clínica POMAR. Graduada em Filosofia
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa no Centro Cultural
Correios do Rio de Janeiro – Janeiro/2021
Curadoria – Exposição “Liberdade” de Carla Carvalhosa – Espaço Cultural
Correios Niterói – Outubro/2021.
Curadoria – Mostra MULHER, O que te Sustenta? em exibição de março
a julho/2022 no Espaço Cultural Correios Niterói.
Curadoria Exposição – Mostra Cultural – Shopping Center Point – Vila Valqueire
– julho/2022.
Docente no Curso Formação e Pós- Graduação em Arteterapia da Clínica Pomar. Docente da Disciplina de Oficinas Criativas da Pós-Graduação em Envelhecimento, Subjetividade e Arte. Professora de Pintura Decorativa
http://avacreative.com.br/liberdade – Link visita virtual da Exposição Liberdade, realizada no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro
Em maio de 2022, A mostra, “MULHER, o que te sustenta?” sob o olhar e a delicadeza das mãos de Carla Carvalhosa e curadoria de Márcia Costa, propôs homenagear a mulher brasileira na representação de sua afetividade, de sua força, do seu poder, de sua essência, inspiradas no simbolismo das Deusas de diversas culturas, importantes representações simbólicas para a evolução da sociedade.
Texto curatorial
(…) A exposição é uma expressão de resistência contra as limitações históricas impostas às mulheres. Inspirada pelo questionamento de Simone de Beauvoir em “O Segundo Sexo”, Carvalhosa desafia a noção de que a mulher é o “outro” em relação ao homem. Suas obras são um convite para redefinir as narrativas preestabelecidas, empoderando as mulheres a se tornarem autoras de suas próprias histórias.
(…) A exposição destaca o papel transformador da arte na vida da artista. Desde sua incursão além da pintura convencional na exposição “Liberdade” até a reflexão profunda na mostra “Mulher: O que te sustenta?”, Carla Carvalhosa demonstra como a arte pode desencadear processos de desconstrução e renovação, oferecendo uma perspectiva única sobre os desafios enfrentados pelas mulheres.
“SER MULHER: Um Percurso de Papéis” é mais do que uma exposição; é um convite à reflexão e à celebração da diversidade feminina. Carla Carvalhosa nos lembra, através de sua arte vibrante, que as mulheres são arquitetas de suas próprias identidades, capazes de transcender papéis e inspirar transformações profundas na sociedade. Ao percorrer estas galerias, convidamos vocês a se conectarem com a rica diversidade de experiências femininas apresentadas por essa talentosa artista.
Márcia Costa – Curadoria
SERVIÇO
Exposição: “Ser Mulher: um Percurso de Papéis”
Curadoria: Marcia Costa
Instagram: @carlacarvalhosa @costaregmarcia
Abertura: 27 de janeiro de 2024 às 14h
Visitação: 27 de janeiro a 09 de março de 2024
Dias e horários: de segunda a sexta, das 11h às 18h e sábado das 13h às 18h
Local: Espaço Cultural Correios Niterói
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 – Centro – Niterói – RJ
Entrada franca
Censura Livre
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.