O conceituado artista plástico Diego Mendonça homenageia os 310 anos de São João Del Rei, cidade natal, com painel de figuras ilustres de Minas Gerais

 
 
 
Tendo recebido vários prêmios em 2023 por seu trabalho, Diego Mendonça une arte e herança cultural em seu ateliê/galeria localizado na primeira rua da cidade.
 
 
 
 

O olhar do artista plástico mineiro Diego Mendonça vê o mundo em cores. Perspectiva que coloca em quadros. Sua pintura expressa retratos da vida. Na visão desse artista, a arte fala por si e leva o espectador a reflexões sobre quem somos, o que fazemos e com que emoção fazemos.

 
 
Não é à toa que, em 2023, recebeu diversos prêmios – ‘Top of Mind/categoria artista internacional’, em Londres, ‘Troféu Imprensa 2023’ no Teatro Municipal de São João del Rei, e  Prêmio ‘Destaque Cultural’ no Auditório Municipal de Arte e Cultura da cidade.
 
 
Tendo comemorado 310 anos em 2023, sua cidade natal, São João del Rei uniu a história ao talento do consagrado artista cujo ateliê e galeria estão localizados na Rua Santo Antônio – também conhecida como Rua das Casas Tortas –  primeira da cidade, ponto turístico e cultural, e que também abriga  a Orquestra Bicentenária Ribeiro Bastos, a Centenária Orquestra Lira Sanjoanense e a Centenária Banda de Música Theodoro de Faria. São João del-Rei continua encantando seus habitantes e visitantes, mantendo-se fiel às suas deslumbrantes paisagens arquitetônicas e naturais. O charmoso centro histórico, com suas ruelas e construções seculares, permanece como um testemunho vivo da riqueza histórica da cidade.
 
 
Para marcar a data, Diego Mendonça deixou sua marca e trabalhos em diversos espaços, como o painel artístico do Instituto Histórico e Geográfico de São João Del Rei e do Comando do 38º Batalhão da PMMG em homenagem às  figuras ilustres de Minas Gerais, Campo das Vertentes e de São João Del Rei, vinculadas à Polícia Militar . Realizado com a ajuda de  Paula Notório e Wagner Guimarães, o painel apresenta, sobre um fundo que referencia construções históricas da cidade, as ilustrações do Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, acompanhado pelo conjurado negro Vitorino Veloso, de Prados; o ex-presidente Juscelino Kubitschek; o escritor Guimarães Rosa; e o Cel. Affonso Heliodoro dos Santos, todos notáveis integrantes dos quadros da PMMG.

 

 
A arte de Diego Mendonça mistura-se à herança cultural da cidade. Ao mesmo tempo em que se vê um de seus quadros em uma confeitaria, nos deparamos, em seu ateliê, com sua série de pinturas de crianças vestidas  com roupas de realeza e estampas africanas, onde cada uma representa um direito e uma necessidade para uma melhor qualidade de vida – afeto, amor, justiça etc.
 
 
Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a rica construção artística do estado, agregando uma visão contemporânea e autêntica.
 
 
Sobre Diego Mendonça


Nascido em 1982, em São João Del Rei/MG, Diego Mendonça é um exemplo notável de alguém que trocou a carreira de advogado para dedicar-se às artes, sua grande paixão. É mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del Rei – MG e foi discípulo de grandes nomes como o pintor Quaglia e Yara Tupynambá.  Graduando do curso de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del Rei – MG. Formado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, 2009.


Com um currículo que abrange mais de 70 exposições, tanto individuais como coletivas, incluindo participações em locais renomados como a Sede da ONU em New York, o Louvre em Paris, o Consulado do Brasil em New York e em Versalhes, na França. As obras de Diego Mendonça são inspiradas em cenas do cotidiano, na natureza, na música e na literatura. Suas criações convidam o espectador a refletir sobre a vida e a necessidade humana, proporcionando uma experiência profunda dentro de seu mundo pictórico. Em novembro de 2023, foi o artista homenageado da coletiva Bela Bienal, no Centro Cultural Correios RJ.
Instagram: @diegom_arte
 

Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *