No telão uma caricatura repleta de movimento ilustrava o palco do mais novo espaço multiuso da cidade de Niterói, a Sala Nelson Pereira dos Santos. E no palco, o Prefeito Rodrigo Neves discursava, em sua fluência habitual, ao lado de André Diniz, Victor De Wolf, Cacá Diegues e Nelsinho Pereira dos Santos, sobre importantes informações da vida cultural da cidade. O filho do cineasta que nomeia o espaço alçou breves palavras para ilustrar o estreito relacionamento de sua família com Niterói, visto que seu pai fundou o curso de cinema da UFF e, há 26 anos, ele mesmo, natural deste município, voltou a residir na cidade, na Região Oceânica.
O Prefeito falou da importância de se ter um espaço que serve ao cinema, teatro, dança e música e conferências no Caminho Niemeyer, que há cerca de um mês foi tema de pleito na Unesco, onde pode se tornar patrimônio cultural da humanidade. Cacá Diegues comentou a importância da invenção do cinema, em 1895, pelos irmãos Lumière, em Paris, e, que em 1898, no Brasil, o cinegrafista italiano Affonso Segretto, a bordo do navio Brésil, produziu as imagens do filme “Vista da Baía de Guanabara”, onde a entrada da baía é retratada com focos no território do Rio de Janeiro e de Niterói, sendo um marco que une a história das duas cidades e o cinema.
A Sala Nelson Pereira dos Santos foi inaugurada com show intimista de Adriana Calcanhoto, ovacionada pela platéia. A primeira música emocionou, intitulada “ A Hora da Estrela”, que compõe a trilha sonora do filme que leva o mesmo nome, numa obra encomenda por Maria Betânia a Caetano Veloso, para o filme que homenageia a escritora Clarice Lispector. Foi tema da personagem de Marcélia Cartaxo, cuja personagem aborda contrastes regionais do nordeste com o sudeste do Brasil, algo que tocou Calcanhoto igualmente em sua vinda do sul do país para o Rio de Janeiro.
O espaço, com cerca de 491 lugares e moderníssimos equipamentos em sua infra-estrutura, estará aberto ao público a partir de outubro, em seguida à noite de “avant prèmière”, com programação intensa que reúne Preta Gil, no show “ Mais Preta que Nunca”, Cláudio Lins, grupo Moça Prosa e Aguidavi do Jejê, que cantará com participação especial de Gilberto Gil.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.