https://consultas.colab.re/leiurbanismo
Em 2020 e 2021, o desfile cívico foi suspenso devido à pandemia de Covid-19. Em 2022, foi transferido para a orla Copacabana em razão do bicentenário da Independência
No feriado da Independência do Brasil, o governador Cláudio Castro marcou presença no tradicional desfile de 7 de setembro, que este ano retornou à Avenida Presidente Vargas, no Centro da capital, após três anos. Em 2020 e 2021, o evento foi suspenso diante das restrições provocadas pela pandemia e, em 2022, foi transferido para a orla de Copacabana em razão do bicentenário da data. Castro enfatizou a importância desse momento histórico para a cidade do Rio e para o país.
– É um dia muito importante. Neste 7 de setembro, celebramos a Independência do Brasil, um marco fundamental para nossa história e um símbolo da força de nossa cultura, diversidade e do próprio povo brasileiro. É sempre uma honra prestigiar esse ato democrático, ainda mais em seu retorno à Avenida Presidente Vargas, o palco tradicional do evento. Aqui, resgatamos alguns dos principais valores cívicos, entre eles a dedicação e o respeito pela democracia – declarou o governador.
Lugar de grandes celebrações e eventos que marcaram o Rio de Janeiro ao longo dos anos, a Avenida Presidente Vargas voltou a ser decorada para receber o desfile cívico. Centenas de pessoas, inclusive turistas, se reuniram ao logo de diversos pontos da via para assistir às apresentações das Forças Armadas, escolas militares, bandas e outras instituições.
Na abertura do desfile, a pira com o fogo simbólico da pátria foi acesa para, em seguida, serem apresentados os veículos blindados, viaturas, motocicletas e tropas a cavalo. A bordo de um carro anfíbio, Castro acenou para o público presente. Aeronaves do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio também participaram com um desfile aéreo. Mais de 400 policiais militares, além de policiais civis e penais e bombeiros militares, participaram da solenidade.
Ao lado do governador, que assistiu ao desfile na Tribuna de Honra Branca, estavam os secretários de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, de Polícia Civil, delegado Fernando Albuquerque, de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, e o coronel Romano, representando o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, além de autoridades do Comando Militar do Leste.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.