Mais de 800 pacientes já foram tratados na unidade da Prefeitura, que é exclusiva para o novo coronavírus
Primeira unidade do Estado do Rio de Janeiro exclusiva para o tratamento de pacientes com Covid-19, o Hospital Municipal Oceânico de Niterói, em Piratininga, completa seis meses de funcionamento neste sábado (10). Neste período, a unidade já atendeu 815 pessoas com o novo coronavírus.
“O Hospital Oceânico já salvou centenas de vidas. Esta é uma unidade de referência, não só pela sua estrutura como pela equipe médica de excelência. Este hospital é, sem dúvida, um exemplo de hospital público no Brasil para o atendimento da Covid-19”, destaca o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.
Ele destaca que a criação do Hospital Oceânico é mais uma das medidas da Prefeitura para o combate ao novo coronavírus, que incluem a sanitização de ruas e comunidades, a distribuição de kits de limpeza, o centro de referência de quarentena, a realização de testagem rápida da Covid-19, contratação de mais 1.200 profissionais de saúde e a criação de programas sociais para apoiar as famílias vulneráveis, como o Renda Básica Temporária e a entrega de cestas básicas.
A Prefeitura de Niterói arrendou o hospital privado, que estava fechado, por R$ 1,7 milhão no período de 12 meses, e realizou obras de adequação para receber os primeiros pacientes em tempo recorde: 20 dias. Atualmente, a unidade conta com 136 leitos com respiradores e todo o suporte necessário para os pacientes. Ao fim desse período de 12 meses será avaliada a necessidade ou não de continuidade de funcionamento da unidade de acordo com a evolução da pandemia na cidade.
Rafael Carraro, diretor médico do Oceânico, explica que o local recebe pacientes graves com Covid-19 transferidos de outras unidades. Por isso, além do atendimento médico mais moderno, é fundamental manter a transparência e o diálogo com os familiares.
“Aqui o diálogo é fundamental para construir melhor a assistência para a obtenção de melhores resultados. Lidamos com os pacientes e seus familiares de maneira clara, explicando de forma humana, delicada, o diagnóstico e como é o tratamento”, disse.
A responsável técnica da Psicologia da unidade, Liz Pestana, explica que são muitos os desafios e momentos dramáticos no atendimento aos familiares de pacientes com o novo coronavírus na unidade hospitalar.
“Esse suporte para os pacientes e familiares é fundamental. É um trabalho pontuado em validar os sentimentos gerados pela internação, acolhendo a dor psíquica pelo impedimento das visitas presenciais que elevam a ansiedade desses familiares”, conta.
Atendimento – Além do Hospital Municipal Oceânico de Niterói, o tratamento para pacientes com a Covid-19 ou com suspeita da doença é feito em quatro unidades da Prefeitura referenciadas: Hospital Municipal Carlos Tortelly, Hospital Municipal Mário Monteiro e as Policlínicas da Engenhoca e do Largo da Batalha.
Testes de Covid – A testagem rápida para o diagnóstico de Covid-19 está disponível gratuitamente para os moradores de Niterói em cerca de 50 locais, entre módulos do Programa Médico de Família, Policlínicas Regionais e Unidades Básicas de Saúde, além dos exames realizados no modelo drive thru, com agendamento pelo aplicativo Dados do Bem.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.