Júlio São Paio celebra 50 anos de criação musical com show e bate-papo no Solar do Jambeiro

http://www.saude.niteroi.rj.gov.br/

 

Sexta-feira (21/10), às 17h, o Salão Amarelo do Solar do Jambeiro será tomado pela comemoração dos 50 anos de atividade musical do instrumentista, arranjador, produtor e compositor niteroiense João São Paio, que fará um passeio pela sua obra que conta mais de duas mil músicas e muitas boas histórias.

Acompanhado pelos músicos João Pedro Rodrigues (baixo, flauta, clarinete e vocal) e Marina Farias (flauta, sax e vocal), João São Paio vai unir música e bate-papo em uma dinâmica descontraída com o público.

Sobre João São Paio: Compositor, cantor, instrumentista e arranjador niteroiense, Júlio nasceu no ano de 1954 e, desde cedo, demonstrou interesse por música. Aos sete anos, começou a tocar sanfona e aos nove anos, ingressou na “Banda do Colégio Salesiano de Santa Rosa”, tocando clarinete, sob a regência do maestro Affonso Gonçalves Reis. Com esta banda viajou em turnê por várias cidades do Estado do Rio de Janeiro. Começou a tocar violão aos 12 anos. Aos 16, escreveu seu primeiro arranjo e começou a compor aos 18 anos.

Atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Paulo Moura, Johnny Alf e Wilson Simonal. Teve suas composições gravadas por Peninha; Gilson; Antonio Carlos e Jocafi; Cacá Moraes e Márcia Hellô entre dezenas de outros intérpretes. Como arranjador e produtor musical, tem incentivado novos intérpretes viabilizando suas primeiras gravações.

Atuou em diversas formações vocais e instrumentais, como o grupo Trabalho de Base; o ABINUZÊ e o Só Flautava Essa. Como professor, criou o formato “Encontro com a Música” onde propôs o ensino paralelo de instrumentos de cordas e sopros, com formação teórica e preparação vocal. Pelo Selo Niterói Discos gravou, em 1992, o Álbum Sinfonia Batucada — que ficou como finalista ao VI Prêmio Sharp de Música como Revelação. Em 1993, foi a vez do LP Néctar, da cantora Márcia Hellô, com três canções de sua autoria. E também finalista ao Prêmio Sharp como Revelação. Em 1996, recebeu o Troféu Vinicius de Moraes.

SERVIÇO

Papo à Live: Júlio São Paio e seu Trio

Local: Solar do Jambeiro – Salão Amarelo.

Endereço: R. Pres. Domiciano, 195 – Ingá, Niterói

Data: 21 de outubro – sexta-feira

Horário: 17h

Entrada gratuita

Imagem: Divulgação


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *