Convite: abertura “A Genialidade de Villa-Lobos – 100 Anos da Semana de Arte Moderna”, no Museu que leva o nome do maior compositor das Américas, no RJ

 

https://linktr.ee/mulheresniteroi

 

 

Choro, música clássica e noite de autógrafos em homenagem ao Maestro Heitor Villa-Lobos com entrada franca

 

É tempo de celebrar a música de todos os estilos no Rio de Janeiro com a chegada do Rock in Rio à Cidade Maravilhosa. Seguindo o ótimo clima musical de um dos maiores festivais do planeta, o Museu Villa-Lobos no dia 3/9, sábado, abre suas portas para receber eventos presenciais e a partir das 18h o espaço em Botafogo brinda o público com “A Genialidade de Villa-Lobos”.

O projeto inédito e com curadoria de Ana Brites homenageia os “100 anos da Semana de Arte Moderna” e o carioca considerado até hoje como o maior compositor das Américas: Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, RJ 5/3/1887-17/11/1959 Rio de Janeiro, RJ). Foi idealizado para contribuir com a democratização do acesso à obra e vida de “Tuhu”, como Villa era chamado carinhosamente por sua família.

Apresenta a vida e a obra do brilhante maestro, que foi um gênio, sensível e inovador à frente do seu tempo. Ele trouxe o folclore e a cultura genuína brasileira para dentro de suas obras e seu papel foi fundamental para marcar a importância da cultura brasileira no cenário mundial.

­­_ Embarcamos em uma viagem encantadora com muitos encontros, muitas revelações, inclusive das inéditas cartas escritas por Villa-Lobos – comenta Ana, sobre seu trabalho em equipe com os pesquisadores Paulo de Tarso Salles e Loque Arcanjo Jr., autores do livro “A Genialidade de Villa-Lobos”.

A programação conta ainda com noite de autógrafos; roda de conversa sobre a vida e obra de Villa; concertos didáticos do choro à música clássica; além de visita guiada ao charmoso espaço, que fica em Botafogo, apoiada nas experiências e recursos de realidade aumentada.

A musicalidade de Villa-Lobos

A obra de Heitor Villa-Lobos integra o roteiro musical das apresentações, com arranjos originais e a essência dos instrumentistas. O Trio Tuhu, assim como o quinteto Quintal do Villa, é formado por músicos que ao longo dos anos tiveram suas trajetórias musicais no espaço do Museu Villa-Lobos.

O convívio nesse ambiente proporcionou a todos importantes aprendizados, ressaltando na obra do mestre musical a sua interação com o choro. Essa predileção está impressa em um repertório com mais de 700 composições, destacando as “Bachianas Brasileiras”. Obras de Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Ernesto Nazareth e outros contemporâneos.

_ Estamos muito felizes com o resultado do projeto que dispõe de versão online e gratuita, o que possibilita o acesso vitalício a este manancial de conhecimento didático para iniciantes e iniciados. Villa revolucionou seu tempo e provou que é possível inovar de forma simples, no entanto genial – acrescenta a curadora.

Por ocasião da Semana de 22, um jovem, audacioso e ousado, teve a coragem de inovar e defender a formação e valorização da cultura brasileira fora dos padrões europeus estabelecidos e pautados na Belle Époque. A Jornada do compositor foi precisa para abrir caminhos para as futuras gerações. “Ele criou um portal de intercâmbio internacional, colocando a música brasileira em destaque vitalício”, completa.

Concertos didáticos, roda de conversa e lançamento de livro

O projeto também contempla uma roda de conversa sobre a vida e a obra de Villa-Lobos, oficinas de composição musical para crianças e lançamento do livro “A Genialidade de Villa-Lobos”. A publicação que apresenta encadernação luxuosa tem viés interativo e multimídia e faz um percurso desde a gênese do modernismo até os tempos atuais com influências e o legado do modernismo para a cultura brasileira e suas múltiplas expressões.

A Genialidade de Villa-Lobos – 100 Anos da Semana de Arte Moderna

·       Idealização e produção: Ana Brites (CEO na Aloha Consultoria & Eventos – Designer de Experiências – Curadora de projetos socioculturais e esportivos)

·       Parceiros: Museu Villa-Lobos, Academia Brasileira de Música e os pesquisadores e especialistas na obra de Villa-Lobos: Paulo de Tarso Salles e Loque Arcanjo.

·       Patrocinadores: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, BAP Administração de Bens, Luso Brasileira, Afonso Kuernez Arquitetura, Barlovento Brasil Energia Renováveis e BMRio.

Conheça mais sobre Heitor Villa Lobos

 https://dicionariompb.com.br/artista/villa-lobos/

PROGRAMAÇÃO

18h – Concerto com Trio Tuhu (choro)

19h – Roda de Conversa com os autores Paulo de Tarso Salles e Loque Arcanjo

20h – Noite de autógrafos (livro “A Genialidade de Villa-Lobos”, de Paulo Tarso Salles e Loque Arcanjo Jr. – curadoria: Ana Brites)

20h20 – concerto com duo formado por Bruno Valente (cello) e Lúcia Barrenechea (piano)

21h – Quintal do Villa (com quinteto de choro)

Serviço

Dia 3/9, sábado, a partir de 18h, com entrada franca

A Genialidade de Villa-Lobos – 100 Anos da Semana de Arte Moderna

Local: Museu Villa-Lobos

Endereço:  Rua Sorocaba, nº 200,  Botafogo, RJ

Informações: (21) 2226-9020

Capacidade: aproximadamente 150 pessoas

Duração: 18 às 22 horas

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *