O presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), André Diniz, acompanhado do secretário regional de Jurujuba, Augusto Torres, visitaram, nesta terça-feira (15), as obras de reforma do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Ismael Silva, em Jurujuba. O trabalho de revitalização do espaço começou há três meses e a previsão é que seja concluído até o fim de setembro.
O CEU Ismael Silva tem como proposta reunir num só local, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
“Essa ação integrada potencializa a presença do poder público em Jurujuba, cria oportunidades e novos horizontes para os jovens, além de atividades para as pessoas idosas. A retomada do CEU, com um leque de oportunidades, vai fazer com o que o bairro tenha uma qualidade de vida ainda melhor”, enfatiza André Diniz, presidente da FAN.
Neste projeto, o cineteatro, que apresentou um problema no teto após uma forte chuva, foi reformado. A quadra poliesportiva recebeu lâmpadas de Led, nova pintura e teve a grade de proteção aumentada. A pista de skate e a pista de corrida estão sendo remodeladas. O playground também está sendo todo reformulado, assim como o telecentro. Toda a área interna onde funciona a secretaria regional e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) também passaram por reformas. Todas as salas receberam ar condicionado.
Augusto Torres destaca a importância do espaço não só para o bairro, como para as regiões próximas, na oferta de cursos, oficinas e capacitação em diferentes áreas.
“Vamos ter cursos profissionalizantes, atividades de cultura e de esporte, como cinema, teatro, balé, jazz, judô, capoeira e vôlei, entre outras. Temos aqui ainda a biblioteca, o telecentro e as salas multiuso. O CEU beneficia não só aos moradores de Jurujuba, como de Charitas, Preventório, São Francisco, Grota do Surucucu e Cavalão. O espaço é aberto a todos”, diz o secretário regional.
Memória – O CEU de Jurujuba foi inaugurado em 2014, através de uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura. O espaço foi batizado com o nome do sambista Ismael Silva, numa homenagem ao compositor, nascido no bairro. Ele foi o fundador da pioneira escola de samba Deixa Falar, no morro de São Carlos, no bairro do Estácio de Sá, em 1928. Parceiro de Francisco Alves e Noel Rosa, é autor de sambas como ‘Nem é Bom Falar’, ‘Se Você Jurar’, ‘Tristezas Não Pagam Dívidas’, ‘Me Faz Carinhos’, ‘Adeus’, ‘Antonico’, entre outros tantos sucessos.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.