Foi em solenidade tradicional, na Câmara Municipal de Niterói, que o Vereador Fabiano Gonçalves entregou Moção de Aplausos aos membros da Academia Niteroiense de Letras, na noite da última terça-feira, 30 de junho. Em seu discurso, Gonçalves destacou que os acadêmicos têm mérito não só pela promoção do cultura do município de Niterói, mas, também no estado e país. Antes de descer da mesa diretora para entregar parte dos diplomas, o jornalista e escritor Edgard Fonseca, Presidente da ANL, discursou breve e brilhantemente sobre a posição democrática de divergir politicamente evitando posturas beligerantes. Márcia Pessanha, Vice-Presidente da mesma academia, entre outras instituições que lidera, no cenário da literatura, falou, oportunamente, sobre a representatividade do segmento. O Tabelião Phabrício Petráglia, também escritor e acadêmico, recebeu, além da Moção, a Medalha João Batista Petersen, por sua expressão participativa no meio ambiente e direitos humanos.
Cada homenageado teve a oportunidade de dedicar algumas palavras à importância do evento. Pablo Jordão de Pão lembrou José Cândido de Carvalho, entre outros ícones da cultura. A representante de Jorge Vicente destacou que a história da família Vicente se entrelaça com a do plenário, uma vez, também, que José Vicente, ex-presidente da Câmara deixou importante trabalho. Verônica Oliveira comoveu com seu discurso ilustrado por algumas memórias. Gabriela Nasser frisou a importância de Fabiano Gonçalves também convidar os membros da ANL a voltarem a se reunir no plenário Brígido Tinoco. Bruno Pessanha e Laboure Lima emocionaram.
A cerimônia foi devidamente marcada pelas palavras de Milton Cal, reeleito Presidente da Câmara Municipal de Niterói, em chapa única, com 17 votos à favor contra 4 abstenções, que, através da menção do vereador Fabiano Gonçalves, se fez presente. Cal também ofereceu coquetel, após o evento. Alguns acadêmicos não puderam participar, entre eles, Matilde Slaibi Conti, o Desembargador Nagib Slaibi, Paulo Roberto Cecchetti, Uyara Schieffer, o jornalista Luiz Antônio Mello, Neide Barros Rêgo, entre alguns outros, por motivos de força maior. Fabiano Gonçalves será candidato a uma vaga eletiva de Deputado Estadual, na Alerj.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.