Evento acontecerá no formato virtual. Serão selecionadas 30 equipes e a primeira colocada receberá R$ 25mil, a segunda ficará com R$ 15mil, e terceira com R$ 5mil
A edição 2020 do HackNit, que aconteceria este mês, no Caminho Niemeyer, foi adiada para 23 a 25 de outubro e será realizada no formato virtual, em virtude da pandemia do novo coronavírus. As inscrições são gratuitas e começam nesta terça-feira (25) pela internet. Este ano, a maratona tecnológica para desenvolver soluções para desafios específicos da Prefeitura de Niterói, terá como tema “Cidades inteligentes”. O primeiro lugar receberá R$ 25mil, o segundo ficará com R$ 15mil, e terceiro com R$ 5mil.
O HackNit é coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag). As inscrições deverão ser realizadas por meio de preenchimento de formulário disponível no portal eletrônico do evento (www.hacknit.niteroi.rj.gov.br), a partir das 17 horas do dia 25 de agosto até as 18 horas do dia 9 de outubro. Não serão aceitas inscrições realizadas de forma individual. Os participantes deverão se inscrever em equipes de três a cinco pessoas. A Comissão Organizadora selecionará 30 equipes para participarem do HackNit 2020. O edital completo foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 20 de agosto.
Niterói já é a 12ª cidade mais inteligente do Brasil e busca, cada vez, avançar neste ranking. “O quê uma cidade precisa ter para ser inteligente?” Esta será a pergunta que irá direcionar a concepção dos quatro desafios que serão apresentados no primeiro dia da maratona.
Nesta edição, esses desafios serão gerados pelos três eixos do planejamento estratégico “Niterói Que Queremos”, mais votados na consulta pública feita em março, no portal Colab: Niterói Organizada e Segura (infraestrutura, mobilidade, segurança e resiliência); Niterói Educacional e Inovadora (qualidade no ensino e estímulo ao ambiente inovador e criativo) Niterói Saudável (saúde pública, universalização do tratamento de esgoto e água e resíduos sólidos). Um quarto eixo foi incluído referente à atenuação dos impactos da pandemia do novo coronavírus no âmbito socioeconômico no Município: Desenvolvimento Socioeconômico no pós Covid-19.
“Esta é a terceira edição do HackNit e traduz o quanto o projeto se desenvolveu como ferramenta e como canal de participação ativa da população para alcançar soluções inovadoras para a cidade. A pesquisa realizada no Colab.re, no início do ano, e o engajamento de um número recorde de servidores de toda a Prefeitura na elaboração dos desafios demonstram o potencial e vocação que Niterói tem como cidade inteligente e sustentável”, enfatiza a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.
O evento contará com mentores on-line, que devem orientar o desenvolvimento dos produtos durante todo o período de atividade. Os mentores internos serão os representantes das secretarias envolvidas nos desafios. Os mentores externos serão convidados com base em comprovado conhecimento técnico em áreas temáticas dos desafios ou relacionados à inovação, tecnologia, empreendedorismo e outros temas pertinentes. Todos os mentores estarão disponíveis em horários pré-estabelecidos a serem divulgados no primeiro dia do evento.
Os desafios serão apresentados durante o primeiro dia do evento na plataforma online, e a Comissão Organizadora não limitará a quantidade de equipes por desafio, permitindo que as equipes escolham livremente o tema que desejam se engajar. As apresentações dos projetos desenvolvidos ao longo do evento deverão ser gravadas em formato de vídeo e serão postadas no canal do HackNit no Youtube.
Maratona – O HackNit é um hackathon, evento que reúne na forma de maratona, programadores, profissionais ligados ao desenvolvimento de software, designers, empreendedores, professores e interessados por temas sensíveis à administração pública, com objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras e aplicáveis que otimizem os serviços prestados pela Prefeitura de Niterói.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.