Ela pode ser vista como um símbolo da resistência entre os empresários de Niterói durante o isolamento social, que mudou o funcionamento de todos os restaurantes da cidade, a fim de seguir o protocolo sanitário de combate à pandemia. Silvia Paludo foi para as redes sociais e ficou ainda mais perto do seu público cativo, que não troca o Grupo Paludo por nada, dando um exemplo de como se lida com a crise, arrebatando novos seguidores, que, on line, aprenderam a fazer irresistíveis receitas de uma gastronomia pra lá de gourmet, apesar de simples, com método ao alcance de todos. Enquanto estava tudo parado, ela foi além! Criou uma receita por semana e lançou uma plataforma de delivery e um cardápio emergencial, vencendo com trabalho e criatividade. Apesar do restaurante já estar aberto, em sua versão para o novo normal, também oferece entregas pelo IFood, para quem está preferindo ficar em casa.
Atualmente, Silvia Paludo é chef executiva e operacional dos 5 restaurantes do Grupo Paludo, que reúne as três casas da bandeira Queen com o Família Paludo Parrilla e Paludo Gourmet. Ela cria os cardápios e treina toda a equipe. Apesar de exercer um cargo de direção, ainda põe a mão na massa, quando está nos restaurantes. Entre suas receitas de destaque estão o Arroz de Pato no Tucupi – com lingüiça -, bem como o Bolinho de Botecagem, receitas que agregam uma enormidade de admiradores. Entre os eventos do Paludo Goumet está o projeto “ Chef na Calçada”, onde ela faz uma inovadora apresentação de suas receitas, numa cozinha a céu aberto, em frente ao restaurante.
Silvia começou a cozinhar aos 8 anos, no Maranhão, inspirada pela avó. Mas, foi criada em Niterói, o que a deixou com uma relação muito forte com o niteroiense. Começou mesmo aos 15 anos, em seu primeiro emprego. É formada em gastronomia pela Universidade Estácio de Sá, onde recebeu a orientação educacional de Alain Ducasse, a quem continua admirando, juntamente com Claude Troigros e Vivente Maia. Como fato marcante de sua relação com o mundo da gastronomia, revela a experiência inovadora de ter iniciado o seu pleito como professora universitária da Unilasalle, fato que lhe acrescentou, também, na carreira de chef.
O Grupo Paludo dispõe de duas profissionais de Qualidade de Segurança Alimentar, formadas em Nutrição, que garantem, sempre, a condição exemplar da comida. No novo normal estão seguindo todas as normas da vigilância sanitária, tendo passado por higienização de todos os ambientes, com produtos recomendados. Também colocaram um tapete sanitizante na entrada, torre de álcool gel e muito mais. Contudo, a orientação para a equipe que, além do protocolo de segurança, é para um atendimento voltado para o bem-estar e a simpatia que sempre marcou a rotina do funcionamento do grupo, lhe conferindo o destaque entre outros locais, verdadeiramente, por atender o cliente como uma família.
A história do Grupo Paludo daria um livro. Começou com a chegada dos irmãos Roberto e Rudinei Paludo, ainda muito jovens, na então Niterói de 1987. Deixaram a pequena cidade de Rondinha, no Rio Grande do Sul, para “ganhar a vida”. Trabalharam como copeiros e garçons. Passaram a maitres e, posteriormente, alcançaram a gerencia de um renomado restaurnatre de Niterói, na época. A experiência culminou na primeira casa do Grupo Paludo, inaugurada em 1995, o Queen. Já em 1999, foi a vez da Família Paludo, um marco na vida gastronômica de Niterói. Em 2004, inauguraram o Paludo Goumet e, em 2010, o Queen Jardim.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.