Se depender do Secretário de Esporte e Lazer, Robert Voss, e de Luiz Carlos Gallo, idealizador da revitalização do espaço da Concha Acústica, no bairro de São Domingos, em Niterói, o projeto que transformará o local em um Parque Olímpico Municipal estará pronto o quanto antes. Os termos para início das obras devem ser liberados, pela última vez, após passar pela análise do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O TCE-RJ fez alguns questionamentos sobre o projeto inicial e, com isso, a prefeitura lembra que o plano original ainda pode passar por alterações para atender às determinações. Esclarecidas as dúvidas, as obras seguem, com início previsto para o mês de setembro. O espaço está fechado desde de março, por conta da pandemia, mas deverá ser aberto a qualquer momento no novo normal.
O vereador Luiz Carlos Gallo está otimista com a obra: “O projeto foi pela terceira vez para o Tribunal de Contas e isso é algo comum. Quando eles viram a magnitude da obra contestaram algumas coisas e tudo foi explicado. Questionaram o motivo de ser grama sintética nos padrões internacionais em uma das quadras. Também perguntaram o motivo de uma arquibancada com 800 lugares. Isso faz parte do andamento natural do processo e agora vamos aguardar finalmente a liberação para a preparação do edital”, explicou o parlamentar.
O Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Robert Voss, revelou que a construção do novo espaço foi discutida em reunião do secretariado.“Por causa da pandemia do Coronavírus, perdemos orçamento na nossa secretaria, mas agora estamos conseguindo refazer nossos planos. Uma das metas foi tirar esse projeto do papel e estamos em cima dessa questão pois a idéia é fazer o mais rápido possível. As obras devem ser iniciadas logo no mês de setembro. Estamos aguardando ansiosos esse documento ser liberado pela esfera estadual”, contou.
O planejamento do novo espaço prevê uma rotatividade de 10 mil pessoas por final de semana e fará parte do Caminho Niemeyer. Foi desenvolvido com o objetivo de sediar grandes eventos esportivos, na cidade, além de abrir espaço para iniciação no esporte de cerca de quatro mil crianças. Também será construído um ginásio com capacidade para duas mil pessoas que vai atender os times que disputam ligas nacionais de diversos esportes, vestiário e placar eletrônico, quadra de tênis, campo de futebol com dois vestiários, quadra de areia. Além disso, terá uma pista de caminhada e uma quadra poliesportiva descoberta. Também faz parte do projeto uma feirinha fixa como a que acontece no Campo de São Bento, em Icaraí.
O Parque será construído de forma sustentável, com a captação de água de chuva para a irrigação paisagismo e reuso nos vasos sanitários e no bosque. Uma pista de corrida de 500 metros será feita de borracha reciclada. As quadras e o campo vão obedecer aos padrões internacionais oficiais.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.