Biblioteca Parque de Niterói promove sábado com oficinas, música e literatura para todas as idades



 Depois da grande reabertura, após reparos e revitalização do entorno, a Biblioteca Parque de Niterói segue oferecendo uma série de atividades gratuitas neste sábado (15) para todas as idades e públicos. Além de seu vasto acervo de livros, a Biblioteca promove apresentações musicais, recreação, pintura e celebra a arte circense e indígena.

A Praça da República recebe, a partir das 10h, atividades para as crianças e suas famílias. Léo Castro abre a programação com o seu show Batucando, às 10h, envolvendo todo o público em uma viagem sonora através dos ritmos brasileiros, costurando canções autorais, regionais e da MPB. Às 11h, será a vez da arte circense ocupar a praça com a Churumello Circus, apresentando a dupla de palhaços Gramelloucos oferecendo o melhor da palhaçaria tradicional com esquetes clássicas associadas a números mais modernos como as bolhas de sabão gigantes.

Além da praça, o jardim e a sala infantil da Biblioteca Parque de Niterói também recebem atividades para as crianças, a partir das 10h. Oficinas de argila e pintura ocupam o jardim, enquanto a sala infantil oferece recreação voltada para o desenvolvimento pedagógico, com brincadeiras, jogos, atividades de pintura, entre outras.

A cultura geek também estará presente na programação, com o Circuito Niteroiense de RPG promovendo os jogos nas mesas da Biblioteca, a partir das 10h. Da criação coletiva de enredos ao jogo, os mestres guiam os iniciantes e os experientes nas técnicas da narrativa.

Para os jovens leitores, a partir das 10h30, acontece no Café Paris o Circuito de Literatura Jovem de Niterói, com oficinas de técnicas narrativas para criação textual, ministradas por escritores especializados na temática.

A historiadora e mestre em Línguas Indígenas Carolina Potiguara, apresenta a Oficina de Grafismo Indígena, às 13h. Para todas as idades, a oficina apresenta como essas pinturas corporais, adornos e utensílios marcam a identidade de cada povo. Indígena, educadora e oficineira, Carolina conta a origem do Grafismo Indígena, sua importância, valorização e como executá-la, transformando a técnica milenar em uma ferramenta pedagógica.

Além das programação gratuita, os visitantes também podem contar com os serviços oferecidos pela Biblioteca Parque de Niterói, como empréstimo de livros, acesso a computadores e salas para estudos, com estruturas confortáveis, climatizadas e com rede wi-fi. Para a utilização dos serviços de empréstimo e dos computadores, os leitores devem realizar um cadastro, utilizando um documento oficial com foto e um comprovante de residência, físico ou digital.

A Biblioteca Parque de Niterói funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 10h às 15h, com entrada e serviços gratuitos.

 

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *