https://niteroi.rj.gov.br/
Restauro de casarão na Alameda São Boaventura avança para nova fase
– A Prefeitura de Niterói concluiu a recuperação das paredes do casarão na Alameda São Boaventura, que será o primeiro espaço exclusivamente dedicado à cultura na Zona Norte da cidade. As obras já avançaram para a construção das fundações de um prédio anexo, que abrigará um auditório com capacidade para 200 pessoas. O espaço, que se chamará Centro Cultural Cauby Peixoto, homenageará o icônico cantor niteroiense que viveu no bairro do Fonseca. A previsão é de que o centro cultural seja inaugurado em 2025.
“O Fonseca tem uma história rica e é o coração da Zona Norte. Com o Centro Cultural Cauby Peixoto, estamos honrando tanto a memória de um dos maiores artistas da nossa cidade quanto oferecendo um espaço moderno e acessível para a cultura e a convivência. Será um ponto de encontro para moradores do bairro e de toda a Niterói”, afirma o prefeito Axel Grael.
A Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) lidera as obras de restauro do casarão. Após a limpeza geral, foi finalizada a restauração das telhas e a reconstrução completa da estrutura do telhado, que agora está em fase de recomposição.
O novo Centro Cultural contará com uma biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, espaços para coworking, salas multiuso e um auditório com infraestrutura moderna e acessibilidade. O investimento total no projeto é de R$ 16,8 milhões, e a conclusão das obras está prevista para julho de 2025.
O niteroiense Cauby Peixoto
Nascido no bairro de Santa Rosa, em Niterói, em 1931, Cauby Peixoto foi o caçula de seis irmãos, todos músicos. Filho da cavaquinista Alice de Carvalho e do compositor Eliziário “Cedete” Peixoto, ele mudou-se com a família para o Fonseca após a morte do pai. No bairro, Cauby formou grandes amizades e vivenciou experiências marcantes, como prêmios em concursos de dança no Líder Esporte Clube e carnavais no Barreto.
Reconhecido como um dos maiores intérpretes da música brasileira, Cauby foi premiado nacional e internacionalmente, incluindo um Grammy Latino pelo álbum Eternamente Cauby Peixoto – 55 anos de carreira e o Latin Recording Academy’s President Merit Award. Ele faleceu em 2016, em São Paulo, deixando um legado imortal na música.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.