Prefeitura de Niterói instala postos de atendimento para cadastramento do Bilhete Único Municipal

 

 

 

 

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Ação visa garantir que a população não arque com o aumento das tarifas de transporte, com subsídio do governo municipal

 – A Prefeitura de Niterói implantará postos de atendimento presencial para que os cidadãos que utilizam o transporte público municipal realizem o cadastro ou a atualização do Bilhete Único Municipal. Esse registro é necessário para que os usuários tenham direito ao subsídio oferecido pela administração municipal, que cobrirá o aumento das passagens, determinado pela Justiça, a partir deste domingo (1º). O objetivo é evitar que a população pague a diferença do reajuste. Serão instalados 8 pontos de atendimento pela cidade, além de um no Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro. O serviço no posto principal começará na segunda-feira (2), às 8h, e os outros pontos iniciam o atendimento na quarta-feira (4).

O local central de atendimento ficará no Terminal Rodoviário João Goulart, ponto de grande movimentação de passageiros. A ação é uma parceria entre a Superintendência de Terminais e Estacionamento (Suten) e a empresa RioCard. O posto funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com exceção do primeiro dia, quando abrirá às 8h. O atendimento será realizado na sala 26, em frente ao posto da Riocard, e será exclusivo para o cadastro e atualização dos dados do Bilhete Único Municipal.

O superintendente da Suten, Jhonatan dos Anjos, explicou que a criação do posto tem como objetivo facilitar o acesso ao benefício.

“Com a instalação desse posto no Terminal João Goulart, queremos facilitar o processo de cadastro do Bilhete Único, permitindo que a população tenha acesso ao subsídio e mantenha o valor da passagem atual, sem ser afetada pelo aumento judicial. Com a ajuda desses postos presenciais, vamos oferecer suporte àqueles que mais precisam,” afirmou Jhonatan.

Além do ponto principal, outros oito postos de atendimento serão abertos nas Administrações Regionais a partir de quarta-feira (4), com computadores conectados à internet e profissionais capacitados para auxiliar no cadastro. A intenção é que a população possa acessar o serviço mais perto de suas casas.

A secretária municipal de Governo, Rúbia Secundino, ressaltou o compromisso da Prefeitura com a mobilidade urbana acessível.

“Nosso objetivo é garantir que ninguém seja prejudicado pelo aumento das tarifas. O subsídio do Bilhete Único é uma medida que assegura o acesso ao transporte público a preços justos, e a criação desses postos presenciais demonstra o esforço da Prefeitura em estar mais próxima da população,” destacou a secretária.

Os locais de atendimento serão:

  • Fonseca: Alameda São Boaventura, 770 – Horto do Fonseca
  • Barreto: Rua Dr. Luiz Palmier s/n – Horto do Barreto
  • Jurujuba: Rua Carlos Ermelindo Marins, 34 – CÉU Jurujuba
  • Região Oceânica: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6666 – CISP Piratininga
  • Ilha da Conceição: Rua Jornalista Sardo Filho s/n (anexo ao Centro Social Urbano – CSU)
  • Cubango, Santa Rosa e Vital Brazil: Rua Itaperuna, 19 – Pé Pequeno
  • Largo da Batalha: Praça Levi Francisco Cruz Nunes (Praça do Largo da Batalha)
  • Caramujo (Núcleo Executivo Regional): Rodovia Amaral Peixoto, 570 / RJ 104 (Atendimento inicial será no Parque Esportivo e Social do Caramujo).

Aumento tarifário determinado pela Justiça

A tarifa dos ônibus municipais de Niterói sofrerá um reajuste, passando de R$ 4,45 para R$ 5,15 a partir de 1º de dezembro, conforme decisão da 7ª Vara Cível de Niterói, que atendeu uma ação das empresas de transporte. Para evitar que a população arque com a diferença, a Prefeitura vai subsidiar o aumento de R$ 0,70, mantendo o valor da passagem em R$ 4,45 para os usuários do Bilhete Único Municipal.

O bilhete pode ser adquirido também no site oficial da Riocard ou por meio do aplicativo para Android.

Foto: Luciana Carneiro

 

 


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