Rota Rio: festival gastronômico apresenta uma viagem cheia de sabores do interior à capital do Rio de Janeiro

 

O evento, que acontece de 22 a 24 de novembro, no Lagoon, contará com shows, oficinas, área kids, feira de artesanato e cervejarias. A entrada é gratuita.

Os chefs Kátia Barbosa e Jimmy Ogro participam do evento com seus restaurantes, além de apresentarem uma série de TV sobre o Rota Rio. (Crédito: Divulgação)

O Rota Rio, festival que celebra a diversidade gastronômica do estado, chega à cidade do Rio de Janeiro pela primeira vez entre os dias 22 a 24 de novembro, no Lagoon. A proposta é oferecer ao público uma verdadeira viagem a bordo dos sabores de sete regiões do mapa fluminense. Botecos famosos, restaurantes de chefs premiados e grandes nomes da comida de rua estarão com seus quiosques às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas e apresentarão ao público um cardápio variado: desde lanches tradicionais até pratos assinados, sem esquecer de sobremesas irresistíveis. Além disso, o evento contará com cervejarias artesanais, feira de artesanato, shows e uma área de recreação para as crianças. Tudo isso com entrada gratuita.

“A ideia central do Rota Rio é conectar o interior com a capital, destacando o que há de melhor na gastronomia fluminense. Queremos que as pessoas conheçam os sabores e tradições que muitas vezes estão logo ali, em cidades próximas, mas que não têm a visibilidade que merecem”, explica Marcelo Piuí, um dos idealizadores do evento.

A curadoria gastronômica está nas mãos de Jack Marini, que selecionou estabelecimentos que representam a diversidade de sabores do estado. “Combinamos comida de rua e petiscos com DNA carioca, como o Bar da Frente, o Bar da Gema e a chef Katia Barbosa, que trará seu famoso bolinho de feijoada, hoje um patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro”, comenta Jack. A curadora acredita que o evento vai reunir diferentes vertentes da culinária num mesmo espaço. “A seleção também inclui restaurantes de chefs com influências internacionais, como o francês Frederic Monnier, e achados imperdíveis da cena gastronômica, como o Dom Costela, da Zona Oeste. Teremos também o Jimmy Ogro, que é um verdadeiro entusiasta e promotor da comida de rua carioca”, completa.

O famoso Porquinho de Quimono, do Bar da Frente, é uma das delícias garantidas no cardápio do festival Rota Rio. (Crédito: Divulgação)

Diversidade gastronômica

Rota Rio traz uma seleção diversificada de restaurantes que prometem agradar a todos os paladares. Entre os destaques estão o Bar da Frente e o Bar da Gema, ambos reconhecidos pela rica tradição da gastronomia carioca, oferecendo pratos clássicos e petiscos autênticos. Para quem busca sabores internacionais, a Tasquinha do Portuga e o Pescados na Brasa trazem o melhor da culinária portuguesa e frutos do mar preparados no fogo. Também marcam presença O Fallafel e o SUUD, com especialidades da cozinha árabe.

Outras opções incluem o famoso pão de alho da Kiki Pão de Alho; os hot dogs diferenciados do Calidus; os hambúrgueres do Rock’s Burguer; e dos inusitados espetinhos de comida japonesa do Japalito. As deliciosas pizzas da Ella Pizzaria, assinadas pelo chef Pedro Siqueira; as pizzas e lasanha do Heaven Cucina, da chef Heaven Delhaye; os hambúrgueres artesanais do TT Burguer, comandado pelo chef Thomas Troisgros; e os famosos petiscos do Tin Tin Botequim, do chef Rafa Gomes, também estão garantidos.

Entre as boas pedidas, ainda temos o Cogumelo Bistrô, que oferece uma culinária vegetariana e vegana criativa com pratos à base de cogumelos; Já a Casa das Artes Machadinha traz receitas inspiradas na cozinha quilombola de Quissamã, resgatando tradições ancestrais; O Verdejo marca presença com preparações que valorizam carnes nobres e peixes de água doce, diretamente de Piraí.

Os doces e tortas da Dianna Bakery prometem adoçar o paladar dos visitantes do Rota Rio (Crédito: Divulgação)

Para quem deseja sobremesas, a Dianna Bakery traz doces clássicos artesanais, que unem a técnica francesa, a estética americana e o sabor nacional; para refrescar, o Sorvete Brasil retorna ao Lagoon em formato especial com uma variedade deliciosa de sabores que valorizam os ingredientes brasileiros.

“A importância de um evento como o Rota Rio está nessa combinação de sabores, na diversidade e no impacto social que a gastronomia promove. Enaltecemos a cultura e tradições, valorizando os ingredientes que fazem parte da construção da gastronomia regional. Vamos incentivar a pluralidade desse ambiente”, conclui Jack.

Cervejarias e outros “bebes”

E para acompanhar tanta comida boa, o Rota Rio também aposta nas cervejas artesanais, com curadoria de Bruno Thomé, um dos precursores dessa cultura no estado. O evento contará com cinco cervejarias que trarão ao público 13 estilos diferentes, variando desde clássicas Pilsens até criações mais ousadas como Sour e Tripel. Entre os destaques estão a Pura Seiva, que oferece desde uma leve Hoppy Lager até uma encorpada IPA; a Mistura Clássica, com opções como DIPA e Tripel; e a Farra, conhecida por sua diversificada seleção que inclui Pilsen, APA e Stout.

Além disso, o público poderá explorar as cervejas da Paranóide, com uma Lager de Laranja e uma Saison diferenciada, e da Back Bone, que traz variedades como WC IPA e Red. “Nosso critério foi trazer o máximo de diversidade, para agradar a todos os paladares”, comenta Bruno Thomé, reforçando o compromisso do Rota Rio em proporcionar uma experiência gastronômica completa. Além das cervejas artesanais, outras opções de bebidas, alcoólicas e não alcoólicas, também estarão disponíveis para venda, garantindo que todos os visitantes possam se refrescar ao longo do evento.

Diversão para toda a família

A programação do Rota Rio inclui ainda feira de artesanato e uma área infantil com atividades exclusivas para as crianças. Para embalar o evento, shows musicais revezam os dois palcos, com curadoria do Sesc, durante todo o final de semana. Nomes como Rodrigo Santos (ex-Barão Vermelho), o grupo de samba de raiz Casa de Marimbondo, a banda Devir e muitos outros estão confirmados. Os apaixonados pela gastronomia também poderão se inscrever em workshops com os chefs participantes do evento.

Para Henrique Frickmann, o Kiko, também organizador do Rota Rio, a escolha da Lagoa Rodrigo de Freitas como cenário desta primeira edição reforça a proposta de acessibilidade e interação. “Queríamos um local que fosse um cartão-postal, acessível tanto para o público da cidade quanto para quem vem de fora. O Lagoon é perfeito para isso, unindo um cenário natural belíssimo com estrutura completa para receber as atrações”, comenta.

Unindo gastronomia, cultura e entretenimento, “o evento vai mostrar que o estado do Rio é muito mais do que o que se vê na capital. Há uma riqueza imensa a ser descoberta, e queremos que o Rota seja uma vitrine para isso”, completa Marcelo Piuí.

Rodrigo Santos é uma das atrações confirmadas na programação de shows do Rota Rio. (Crédito: Divulgação)

Da cozinha para a TV

O Rota Rio tem mais um diferencial: ele será o ponto culminante de uma série homônima com oito episódios – que estreou no dia 26/10, na Band. Ao longo da temporada, o público poderá acompanhar os bastidores da escolha dos restaurantes que participarão do evento.

Com apresentação dos chefs Jimmy Ogro e Katia Barbosa, a série vai mostrar todo o processo de curadoria, desde visitas às cozinhas e aos produtores locais até a avaliação dos pratos que representarão suas respectivas regiões no festival. Cada episódio levará o espectador a uma verdadeira jornada pela diversidade culinária fluminense, explorando a riqueza de sabores, tradições e ingredientes que o estado oferece.

“O grande ápice acontece justamente no Rota Rio, quando todos os escolhidos ao longo da série se reúnem para oferecer suas especialidades. O evento se transforma, assim, em uma celebração final, não apenas para os visitantes, mas também para os espectadores que vão acompanhar a trajetória dos expositores no programa”, comenta Jack Marini.

Jimmy e Katia, além de apresentarem o programa, estarão ativos no evento com seus restaurantes, proporcionando uma conexão direta entre o que será visto na TV e o que será vivido ao vivo. Para eles, essa é uma oportunidade de valorizar ainda mais a gastronomia popular, mostrando como ela pode unir tradições e inovações de maneira única e acessível.

Serviço – Rota Rio  

Data: 22 a 24 de novembro

Local: Complexo Lagoon – Av. Borges de Medeiros, 1424 – Lagoa, Rio de Janeiro – RJ

Horário: Sexta, 17h às 22h; Sábado e Domingo, 12h às 22h

Entrada: Gratuita

Confira os restaurantes participantes:

– Bar da Frente – Porquinho de Quimono e outros petiscos autorais

– Bar da Gema – Comida tradicional de botequim

– Calidus – Hotdogueria com toque inovador

– Casa de Artes Machadinha – Cozinha quilombola de Quissamã

– Cogumelo Bistrô – Culinária vegetariana e vegana à base de cogumelos

– Dianna Bakery – Doces clássicos artesanais e café

– Dom Costela – Especializado em costelas

– Ella Pizzaria – Pizzas artesanais

– Heaven Cucina – Pizzas e lasanha

– Japalito – Espetinhos de comida japonesa

– Kiki Pão de Alho – Pães de alho especiais

– O Fallafel – Cozinha árabe

– Pescados na Brasa – Frutos do mar grelhados

– Rock’s Burguer – Hambúrgueres artesanais

– SUUD – Comida árabe

– Sorvete Brasil – Sorvetes artesanais com ingredientes brasileiros

– Tasquinha do Portuga – Culinária portuguesa

– TT Burguer – Hambúrgueres artesanais

– Verdejo – Preparações com carnes nobres e peixes de água doce

Confira a programação musical do evento:

22 de Novembro (Sexta-feira)

  • 18h: Hugo (Palco 1)
  • 20h: Catia Valos (Palco 1)
  • 22h: Fabinho (Palco 2)

23 de Novembro (Sábado)

  • 12h: Grupo Zambelê (Palco 2)
  • 14h: Cadu Dias (Palco 2)
  • 15h30: Fabinho (Palco 1)
  • 17h: Mariah Marini (Palco 2)
  • 18h: Devir (Palco 1)
  • 20h30: Casa de Marimbondo (Palco 1)

24 de Novembro (Domingo)

  • 12h: Ivanzinho (Palco 1)
  • 14h: Thiago Messer (Palco 1)
  • 15h30: Mulatto (Palco 2)
  • 17h: Julia & Greg (Palco 2)
  • 18h: Rock Fellows (Palco 1)
  • 20h30: Rodrigo Santos (Palco 2)

Confira o cronograma de workshops:

Sexta – Aula às 18h

Sábado e Domingo – Aulas às 12h, 15h e 18h.

A lotação de cada turma acontece mediante ordem de chegada, com distribuição de pulseiras para os participantes. Os temas e os nomes dos chefs ministradores das oficinas serão divulgados em breve.

 

 

 

 

https://www.alerj.rj.gov.br/

 

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *