saude.niteroi.rj.gov.br
Um movimento de artistas organiza o 1º Circuito de Cerâmica de Niterói, com oficinas, ateliês abertos para visitas, participações em feiras e exposições. A Junta Cerâmica de Niterói reúne mais de 30 ceramistas e, no próximo domingo (3), promove a Oficina de Queima Primitiva, das 14h às 18h30, no Ateliê Flor do Ingá. A técnica milenar de queima ao ar livre utiliza fogo e elementos naturais para criar texturas e efeitos únicos nas obras. Artistas que queiram participar podem levar duas peças cruas de até 20cm, de espessura fina, com contribuição voluntária a partir de R$ 70 agendamento através do número (21) 98853-8849.
No último sábado (26), o Circuito promoveu duas oficinas. O MACquinho recebeu a atividade gratuita “Modelando Minha Deusa Interior”, conduzida pela escultora e ceramista Michele Rocha, no Morro do Palácio. A reunião na comunidade proporcionou uma experiência imersiva na escultura, permitindo às alunas explorar o feminino interior por meio do processo artístico. Já o ateliê Keiko Mayama recebeu a Oficina de Raku. Os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar essa técnica cerâmica japonesa, que envolve a retirada das peças do forno ainda incandescentes e resfriamento rápido, criando efeitos únicos e imprevisíveis na superfície das obras.
As ações do 1º Circuito de Cerâmica incluem também a exibição de trabalhos na Feira Popular Cultural Sambadilá, na nova Praça da Bicicleta, em São Domingos. A próxima edição acontece, neste sábado (2), a partir das 12h às 20h, com entrada gratuita, gastronomia, artesanato e muito samba.
Depois de apresentar a coletiva “Junta Fragmentos”, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno em outubro, a Junta prepara outra coletiva: “Círculos da Terra: mandalas e a essência feminina”, no Espaço Cultural dos Correios, a partir do dia 23. Participantes vão criar uma instalação que evoca o feminino através da simbologia das mandalas e da árvore da vida, dialogando com a exposição individual “Deusas da Terra”, com organização de Michele e Leila B.. As duas também estão na coletiva ao lado do Ateliê Arte em Barro, Bruna Risu, Clér Lee, Conchita Galván, Danielle Costa, Eliza Esberard, Katia Amorim, Keiko Mayama, Lisiane Tavares, Luciana Abreu, Selma Brito, Sonia Maria, Tainah Araujo, Tala e Tita.
Ceramistas contam que a Junta nasceu neste ano, a partir de reflexões sobre as heranças culturais indígenas de Niterói, com forte presença da arte cerâmica, e após a participação de artistas da cidade no Encontro de Ceramistas de Paraty. Nas comemorações dos 450 anos de Niterói, a exposição “Potências”, no Museu do Ingá, já tinha destacado a produção cerâmica local, abrindo caminho para o reconhecimento de ateliês reunidos hoje na Junta. As atividades do coletivo podem ser acompanhadas no instagram da @junta.ceramica.
https://www.alerj.rj.gov.br/
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.