Tradicionalmente um evento sensacional, o Erechim Rally Brasil foi realizado entre os dias 17 e 20 de outubro na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Da mesma forma, a prova foi muito dura e causou muitos abandonos entre os 88 carros que largaram.
O show começou na quinta-feira (17) com a largada promocional, na Praça da Bandeira, onde mais de 20 mil pessoas foram ver de perto os carros, pilotos e navegadores que buscariam os lugares mais altos do pódio em três categorias do Campeonato Brasileiro de Rally. Na sexta-feira a noite (18), o Super Prime noturno foi a primeira especial e reuniu mais uma vez a multidão gaúcha para ver quem começaria o rally na liderança.
Sábado (19) começou a competição pra valer. Mas logo na primeira especial do dia, a dupla Leo Zettel / Fred Zettel abandonaram devido a quebra de um suporte do motor. “Essa já era um suporte mais reforçado que fizemos, mas ele não resistiu”, conta Leo. “Como os outros dois suportes não iriam resistir, optamos por abandonar o dia e retornar no domingo”, completa o piloto.
A segunda dupla da Octanas Motorsport, Leonardo Statter / Joel Kravtchenko, também não escapou do Erechim Rally Brasil e abandonou a prova na SS5 após uma quebra no agregado do Sandero RS. Statter ainda conseguiu amarrar a bandeja e chegou no parque de apoio rodando, mas extrapolou o tempo limite e ficou fora da prova.
Após um longo trabalho da equipe técnica da Octanas, ambos os carros largaram no domingo. Mas a maré não mudou… Zettel e Statter quebraram na mesma especial! Zettel ficou sem o trambulador e não conseguiu concluir a especial enquanto Statter teve problemas com o chapão e também abandonou.
Com esse resultado, as chances matemáticas dos irmãos Zettel na busca do campeonato brasileiro foram por água abaixo. A dupla segue na terceira colocação, mas 50 pontos atras do líder faltando uma etapa com 42 pontos em jogo. Statter / Kravtchenko, com 23 pontos, ocupam a 9ª colocação do campeonato.
Resultado Erechim Rally Brasil (categoria Rally 4)
1. Leandro Brustolin / Andrey Karpinski – Renault Clio RS – 22 pontos
2. Alan Cardoso / Juliano Gracioli – Fiat Palio – 21
3. Sandro Suptitz / Bruna Giaretta – Fiat Palio – 14
4. Carlos Celuppi / Albert Filho – Peugeot 207 – 11
5. Wendell Simioni / Rodrigo Vicari – Peugeot 207 – 11
Classificação do Campeonato (categoria Rally 4)
1. Wendell Simioni / Rodrigo Vicari – Peugeot 207 – 95,5 pontos
2. Alan Cardoso / Juliano Gracioli – Fiat Palio – 89,5
3. Leonardo Zettel / Frederico Zettel – Renault Sandero – 46
4. Cristiano Beus / Diego Esmelindro – Ford Ká – 40
5. Sandro Suptitz / Bruna Giaretta – Fiat Palio – 35
A última etapa do BR de Rally será realizado nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, em Pomerode / SC. Para temporada 2024, através do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, a Octanas Motorsport conta com patrocínio do Grupo Barigui, Essex Holding, Vonder Ferramentas e Atvos. Mais informações sobre a equipe em www.octanas.ms.