Parceria inclui compartilhamento de dados e treinamento de agentes municipais, reforçando o combate à criminalidade no município
– A Prefeitura de Niterói deu mais um passo nesta segunda-feira (19) para auxiliar as forças de segurança que atuam na cidade no combate à criminalidade. Por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Niterói e a Polícia Federal. O protocolo, sem ônus para nenhuma das instituições, prevê o compartilhamento de dados e o treinamento de agentes municipais durante cinco anos.
O documento foi assinado pelo prefeito Axel Grael e pelo superintendente da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, Leandro Almada da Costa, com a presença do chefe da Delegacia de Polícia Federal de Niterói, Wanderson Pinheiro da Silva, do secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, Felipe da Silva Ordacgy, e do secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes.
“Nosso objetivo é de produzir informação para as forças de segurança. Quando nos unimos, o potencial é muito maior. Niterói já tem uma cooperação com a Polícia Federal, através do nosso Centro Integral de Segurança Pública (CISP)”, contou o prefeito Axel Grael.
O acordo faz parte do “pacote de segurança pública”, que vem sendo implementado pela Prefeitura de Niterói visando ao enfrentamento da violência e da criminalidade em todas as suas esferas, priorizando sempre a integração do município com as forças de segurança federais e estaduais.
O superintendente da Polícia Federal no Estado do Rio de Janeiro, Leandro Almada da Costa, agradeceu a disponibilidade da gestão municipal.
“Temos uma parceria institucional com a Prefeitura de Niterói há bastante tempo. Sempre que precisamos, sei que podemos contar com o apoio da gestão municipal”, disse Almada.
Dentro deste pacote de segurança, estão a realização de uma pesquisa de vitimização no município de Niterói; o convênio com a Secretaria de Polícia Civil, que reforçou as delegacias de Niterói com 300 a 310 policiais civis por mês; e o próprio convênio com a Polícia Federal, fortalecendo a participação da Polícia Federal na política de segurança pública municipal.
Felipe da Silva Ordacgy, secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, explicou sobre o convênio.
“Esse convênio traz uma oportunidade de capacitação no campo da segurança pública. Em contrapartida, Niterói poderá fornecer servidores para um intercâmbio de pessoal para poder auxiliar a Polícia Federal em projetos colaborativos entre os órgãos”, disse.
Cooperação – O Acordo de Cooperação firmado é o resultado de esforços coletivos entre a Prefeitura de Niterói e a Superintendência da Polícia Federal do Estado do Rio de Janeiro, visando fortalecer e qualificar a atuação das esferas no campo da segurança pública, com destaque para atividades de capacitação e treinamento profissional, bem como viabilizar o intercâmbio de recursos humanos para trabalhar em projetos colaborativos entre as partes.
O acordo, que não possui caráter oneroso, possibilitará o treinamento de diversos agentes da segurança pública municipal, além do compartilhamento do banco integrado de dados da Polícia Federal para subsidiar ações de inteligência municipal.
A partir da assinatura do convênio, a Polícia Federal irá disponibilizar cursos de capacitação e treinamento nas seguintes áreas: atividade operacional/técnicas operacionais; gerenciamento de crises/negociação; defesa pessoal; gerenciamento de processos/desenvolvimento de projetos; e planejamento estratégico.
saude.niteroi.rj.gov.br
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.