Casa Aprendiz Musical recebe palestra sobre Paulinho da Viola



Ícone do samba é a inspiração do musical que será apresentado pelo Programa Aprendiz no fim do ano

 – A recém-inaugurada Casa Aprendiz Musical Aníbal Bragança, no Fonseca, recebeu na última quarta-feira (7) uma atividade educativa que honra a música brasileira: a palestra ‘Vida e Obra de Paulinho da Viola’, ministrada pelo músico Flávio Mendes – e com a participação do Diretor do Instituto da Memória Musical Brasileira (IMMuB), João Carino.

O evento teve entrada gratuita e reuniu alunos do programa Aprendiz, e foi uma grande oportunidade para conhecer e se aprofundar na trajetória de Paulinho da Viola – um dos maiores nomes do samba e da Música Popular Brasileira.

A palestra já vem preparando o terreno para um desenvolvimento ainda maior que o programa Aprendiz terá sobre a obra do mestre. No final do ano um espetáculo musical em homenagem a ele será realizado pelo Programa e os diversos alunos de seus vários segmentos, como Orquestras, Coros e o novo grupo Teatralidades.

“Nos dias 21 e 22 de novembro fazemos o musical com orquestra, coro e os alunos do programa participando. Já estamos fazendo um laboratório sobre o Paulinho da Viola e mostrando a importância deste gênio da música – já que o Paulinho da Viola está com mais de 80 anos e não é da geração deles. A palestra mostrou o início da carreira dele – ele era bancário e morava em Botafogo – e enfatizou a sua importância, ao entrar para a ala de compositores da Portela e mergulhar na música. Em 1966 o samba enredo da Portela já era assinado pelo então jovem Paulinho da Viola. Muito dedicado ao violão e ao cavaquinho, também é um músico virtuoso – além de compositor maravilhoso e chorão”, explicou Carino.

O pai de Paulinho da Viola era Benedito César Faria – que aprendeu a tocar violão na adolescência. Foi levado por Jacob do Bandolim a exercer a música como uma segunda atividade, enquanto trabalhava como oficial de Justiça. Em 1966, Jacob criou seu próprio grupo de choro, o Época de Ouro, tendo ao seu lado César Faria. O conjunto esteve para acabar após a morte do líder, em 1969, mas Paulinho da Viola reuniu seus componentes em 1973 para o histórico show Sarau. Isso fez com que Paulinho da Viola nascesse em berço de ouro do choro, inclusive convivendo com Pixinguinha.

 

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *