Entre 1892 e 1928, com um episódio isolado em 1839, as touradas eram realizadas em 13 praças de touros instaladas no Centro, Barreto e São Francisco (Niterói) e Neves (São Gonçalo). De meados dos anos 1910 até o início da década de 1920, a região ficou conhecida como “Sevilha Fluminense”.
“O fundamental é perceber que a tauromaquia não se tratou de uma ocasionalidade ou mera diversão. Seu início e fim nos diz muito sobre a transição de uma dinâmica rural para uma urbana, de um antigo para um novo regime, de uma urbe modesta para uma cada vez maior e complexa. Nesse quadro, as touradas nos permitem perceber as intervenções do poder público a partir de suas visões de mundo e projetos de sociedade, sempre se equilibrando nas tensões estabelecidas entre os desejos da população e os interesses do mercado”, ressalta o autor.
Victor Melo é professor titular da UFRJ, autor de diversos livros e tem como ênfases das suas pesquisas a História do Rio de Janeiro e de Niterói, além da História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais. É coordenador do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ).
Serviço
Lançamento do livro A Sevilha Fluminense – As Touradas em Niterói de Victor Melo
Data: Sábado, 3 de agosto de 2024
Horário: 10h30
Entrada Gratuita
Classificação etária: Livre
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, s/n, Centro, Niterói
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.