Entidade tem por missões a pesquisa, o estudo e a preservação da memória niteroiense
O Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) comemora, nesta quarta-feira (31/07), seu aniversário de 51 anos, em uma solenidade a ser realizada a partir das 16h no salão da Irmandade São Vicente de Paulo, no colégio de mesmo nome, em Icaraí. Na ocasião, além de reforçar a importância da instituição na preservação da memória niteroiense, a atual diretoria prestará homenagens e o público também assistirá a uma apresentação do coral da ASPI-UFF.
Fundado em 31 de julho de 1973, com o nome de Instituto Histórico de Niterói, a entidade nasceu como consequência direta do primeiro Curso de História de Niterói, quando se comemorava o quarto centenário da cidade. Em 1998, passou a ser também Geográfico e foram criadas as 50 cadeiras de sócios titulares, com os seus respectivos patronos. Também chamado de “casa da memória de Niterói”, o IHGN tem por escopo a pesquisa e o estudo da história, da geografia e das ciências afins nos contextos nacional, fluminense e sobretudo municipal, buscando a preservação da cultura e do conhecimento. É reconhecido de Utilidade Pública do Estado do Rio de Janeiro (Lei Estadual n.º 7.581/1974) e de Utilidade Pública do Município de Niterói (Lei Municipal n.º 281/1981).
“Integrar o Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e ser sua presidente nesta oportunidade de tão significativa efeméride é de grande honra para mim e para minha história de vida, além de denotar o sucesso dos que me antecederam e a perspectiva de existência exitosa deste amado sodalício”, declara a Profa. Dra. Maria do Carmo de Assumpção Borges, 16a. presidente do IHGN, o qual já passou por 27 presidências – muitas delas reeleitas – de dois anos cada.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.