Hotel de safári sul-africano dá exemplo de como se trabalha com a comunidade local

 

 

https://niteroi.rj.gov.br/orgulho-de-viver-aqui/

No último mês de março, o Sabi Sabi Private Game Reserve, hotel de safári sul-africano, concluiu mais um projeto que mostra que sustentabilidade não diz respeito apenas à natureza, mas também a como se trabalha com a comunidade local. Torres de água potável foram inauguradas nas vilas de Hundzukani, Dwaleni e Justicia, que fazem fronteira com a reserva e da onde vem boa parte da equipe do hotel. A iniciativa é parte de um projeto maior do Sabi Sabi, que teve início com a inauguração de outra torre em 2022, e demonstra o compromisso do hotel com seus três pilares: comunidade, turismo e conservação.

Em uma região onde a temperatura pode atingir temperaturas de até 40 graus celsius, o acesso a água limpa e fresca ainda não era uma realidade acessível para os residentes das vilas, que precisavam gastar boa parte de seu tempo em caminhadas até as antigas fontes. Agora, eles contam com torres de água movidas a energia solar e podem acessar esse recurso tão importante com facilidade em torneiras espalhadas em posições estratégicas.

O foco do projeto na comunidade tem uma abordagem 360: os residentes, sob orientação da Innovation: Africa, receberam também treinamento para operar, manter e monitorar as torres de água. Além disso, os mesmos membros da comunidade ajudaram na sua construção, adquirindo habilidades e qualificações valiosas para contribuir em futuros projetos. O fácil acesso à água também garante que eles possam plantar vegetais, por exemplo, a serem comercializados no futuro. A construção dessa torre é a segunda fase de um projeto iniciado em 2022, graças a uma parceria da Sabi Sabi Foundation com a Gillespie Foundation, que resultou na construção das torres de água Marula, na vila de Huntington, que hoje permitem que mais de 54 mil litros de água circulem diariamente.

Além das torres de água, a Sabi Sabi Foundation possui outros projetos, o Lillydale Digital Learning Centre, que oferece programas de educação digital para estudantes, o The Dreamfields Programme, focado na construção de uma estrutura para prática de futebol nas escolas locais, e o Sabi Sabi Chef Mentorship Programme, voltado para o treinamento de chefs de cozinha. Além disso, o hotel também foca intensamente na preservação da fauna e da flora que o cercam, e implementa medidas sustentáveis no funcionamento de seus lodges.

Para além do oferecimento de água em si, esse projeto mostra também a transmissão do legado da Família Loon, seus fundadores, que acreditavam na conexão entre comunidade, turismo e conservação, e na ideia de que cada um desses pilares é indispensável e de que um não prospera sem o outro.

 

Sobre o Sabi Sabi Private Game Reserve

Com 40 anos de tradição no mercado, o Sabi Sabi é um dos lodges de safári mais renomados da África do Sul. A propriedade fica localizada na reserva ambiental de Sabi Sands, ao sudoeste do Kruger National Park, e é formada por quatro lodges cuja decoração é inspirada em diferentes momentos históricos da África do Sul. Há o Selati Camp, em estilo colonial; o Bush Lodge, único que aceita crianças, e o Little Bush Camp, ambos repletos de referências étnicas e contemporâneas; e o Earth Lodge, cuja arquitetura e uso intenso de materiais naturais buscam refletir um futuro “eco-chic”, no qual luxo e natureza co-existem em completa harmonia.

Mais informações e reservas: www.sabisabi.com

 

 

https://www.alerj.rj.gov.br/

 

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *