
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informa que a cidade entrou em estágio de atenção desde 23h25, com núcleos de chuva se deslocando e perdendo intensidade. A Defesa Civil orienta para que a população durante esses períodos de chuvas contínuas evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos e siga as orientações do órgão.
O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói informa que os maiores acumulados em 15 minutos foram registrados nos bairros Engenho do Mato (12mm), Itaipu (5,8mm), Maravista (4mm), Várzeas das Moças (3,6mm) e Maria Paula (3mm).
Os maiores acumulados de chuva em 1 hora foram registrados no Cavalão (45mm), Maceió (39,8mm), São Francisco (39,6mm), Pé Pequeno (35mm), Travessa Beltrão (32,4mm) e no Morro da Penha (31mm)
Equipes nas ruas
Foram registradas, até o momento, 26 quedas de árvores em diferentes bairros da cidade em função dos fortes ventos. Cerca de cem funcionários da Defesa Civil, da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, da Assistência Social, Clin e da Nittans estão nas ruas. Os operadores da NitTrans estão atuando nos principais pontos de alagamento da cidade. A orientação é, aos que puderem, evitem o deslocamento.
Orientações à população
A Defesa Civil orienta que, em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, a população deve evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
Plano de resiliência
Desde 2013, Niterói já realizou intervenções em encostas em diversos bairros da cidade, com investimentos de mais de R$ 45 milhões em obras que integram o eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450.
—
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.