Caetano Veloso declara seu amor ao Rio de Janeiro durante show histórico na praia de Copacabana

“Eu amo essa cidade”: Caetano Veloso declara seu amor ao Rio de Janeiro durante show histórico na praia de Copacabana para mais de 80 mil pessoas no segundo sábado do festival TIM Music Rio

Criado e produzido pela Novo Traço, maior festival de música gratuito do Brasil encerra neste domingo, 28 de maio, com Liniker e BaianaSystem em palco montado no posto 4 na altura da rua Constante Ramos

 

Cerca de 80 mil pessoas se reuniram nas areias da Praia de Copacabana no show de Caetano Veloso (crédito: R2)

 

Fotos de divulgação

Fotos dos shows

 

Em 27 de maio, segundo sábado do TIM Music Rio, maior festival gratuito de música do Brasil, 80 mil pessoas estiveram na Praia de Copacabana para reverenciar o mestre Caetano Veloso. Um dos maiores nomes da música brasileira, o artista apresentou o show de sua turnê atual #MeuCoco e cantou sucessos como “Sampa”, “Muito Romântico” (composta para Roberto Carlos), “Cajuína”, “Leãozinho”, “Lua de São Jorge”, “Menino do Rio”, “Odara” e “Reconvexo”. O cantor confessou ao público que entrou no palco tenso mas que, ao longo da apresentação, a felicidade e o calor humano da plateia o fizeram relaxar. Durante a canção “Baby”, feita por ele para a amiga Gal Costa, nos versos ‘Vivemos na melhor cidade da América do Sul…’, o cantor foi acompanhado pelo público e, ao fim, o baiano, que se sente muito carioca, disse: “Eu amo essa cidade”.

 

“Eu amo essa cidade”, disse o músico visivelmente emocionado. (crédito: R2)

 

 

Depois de dizer que começou tenso, Caetano dançou e sambou, levando a plateia ao delírio. (crédito: R2)

 

Antes, a banda Bala Desejo, formada pelos cantores e compositores Dora Morelenbaum, Julia Mestre, Lucas Nunes e Zé Ibarra abriram a festa com seu som que mistura bossa-nova, indie pop, música tropicalista, pop rock e MPB. Hoje, domingo, 28 de maio, último dia de festival, a cantora e compositora Liniker sobe ao palco, interpretando músicas de seu repertório como “Zero”, “Baby 95” e “Bem Bom”. Em seguida, em uma fusão do gênero jamaicano com acordes afro-brasileiros, o BaianaSystem encerra o festival com seu show repleto de simbolismos, com sucessos como “Sulamericano”, “Reza Forte”, “Duas Cidades”, entre outros.

 

Primeiro fim de semana

 

O primeiro fim de semana do TIM Music Rio teve shows memoráveis. No sábado, a rainha do axé Daniela Mercury trouxe para o Rio de Janeiro o show de sua turnê “Baiana” com um repertório que traz canções novas como “Mulheres do Mundo” e “Bombinha”, a carnavalesca “Soteropolitanamente”, além de sucessos como “Maimbê Dandá” e “Ilê Pérola Negra”. Com a frase “Somos todas filhas de Rita Lee”, Daniela encerrou um discurso emocionado em homenagem à roqueira e, acompanhada pelo público, cantou “Mutante”, música gravada por ela em 2002.

 

 

O início da festa ficou a cargo dos cariocas do Monobloco. Liderados por Pedro Luiz e Celso Alvim, os ritmistas agitaram o público com canções clássicas do seu repertório como “Vou Festejar”, “Descobridor dos sete mares”, “Toda forma de amor”, “Taj Mahal”, “Fio Maravilha” e “É Hoje”. E, como já é tradição em suas apresentações, receberam duas convidadas: as cantoras e compositoras Juliana Linhares e Aline Paes.

 

O dia seguinte, domingo, 21, foi marcado por um encontro de gerações. Pretinho da Serrinha comandou uma roda de samba e recebeu um convidado ilustre: Jorge Aragão. Juntos, os artistas fizeram o público cantar sucessos como “Sorriso Negro”, “Deixe de Lado”, “Tô Carente”, “Eu e Você” e “Lucidez”.

 

Encerrando a noite, Matuê, um dos maiores nomes do trap nacional da atualidade, fez, segundo ele, o maior show de sua carreira: “Sem palavras! Quebramos tudo, rapaziada. E a galera veio em peso. Acho que nunca vi 100 mil pessoas na minha frente. Salve Rio de Janeiro, estamos juntos!”, disse o artista no fim do espetáculo.

 

 

TIM e música

 

A TIM retomou, no ano passado, sua plataforma de música, depois de um breve hiato provocado pela pandemia. A operadora sempre foi reconhecida como grande incentivadora de projetos musicais no Brasil e o retorno das ações foi marcado, principalmente, pelo patrocínio de grande sucesso ao Rock in Rio Brasil 2022. Durante o evento, a marca foi a segunda mais comentada das redes sociais, com 85 mil menções. Foram destaques ainda iniciativas como o TIM Music Rio – maior festival gratuito de música, realizado na Praia de Copacabana; o Festival TIM Music Mulheres Positivas, para exaltar o talento de grandes cantoras; e o TIM Music Maranhão, primeiro projeto proprietário no Nordeste.

 

Em 2023, a operadora patrocinou o Festival de Verão de Salvador, realizando o primeiro grande evento 5G do Nordeste. No Carnaval, conectou com a rede de quinta geração três das principais festas do Brasil: Marquês de Sapucaí (Rio de Janeiro), Recife (Pernambuco) e o circuito Barra-Ondina (Salvador). A ação mais recente foi a segunda edição do TIM Music Noites Cariocas, no Morro da Urca.

 

Novo Traço

 

Com 16 anos de mercado, a Novo Traço é uma empresa de Live Marketing especializada em proporcionar o diálogo de grandes marcas com seus públicos através de projetos culturais. Sob o comando de seu fundador, Rafaello Ramundo, a empresa cria, organiza e realiza eventos nas áreas de música, de cinema, entre outros, sempre entregando máxima qualidade de entretenimento, com segurança e organização. Além do TIM Music Rio, se destacam em seu portfólio outros projetos para a empresa de telecom, como o Festival Mulheres Positivas e TIM Music Maranhão. A Novo Traço também é responsável pelo EMS Música em Movimento, Festival Enel Por Você, Prudential Concerts, entre outros.

 


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