“Re-descobrindo o Brasil em fios: 200 anos de histórias e memórias bordadas”, sequência do primeiro projeto “Fio às Cinco em Pontos”, da bordadeira e arte educadora Marisa Silva, moradora da Gamboa, RJ

http://www.saude.niteroi.rj.gov.br/

“Re-descobrindo o Brasil em fios: 200 anos de histórias e memórias bordadas”, sequência do primeiro projeto “Fio às Cinco em Pontos”, da bordadeira e arte educadora Marisa Silva, moradora da Gamboa, RJ

 

O projeto é uma realização do Polo Região Portuária em parceria com o Fio às Cinco em Pontos e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

Como desdobramento do projeto “Fio às Cinco em Pontos” o inédito “Re-descobrindo o Brasil em fios: 200 anos de histórias e memórias bordadas” apresenta trabalho de cada profissional do bordado de 27 cidades do Rio de Janeiro. O resultado será um catálogo digital com os bordados vindos de diferentes partes do Estado, inspirados no Bicentenário da Independência do Brasil. O registro fica disponível a partir de 20 de janeiro de 2023, sexta-feira, às 17 horas, em exposição online e permanente para o público no Canal do Youtube Fio em Pontos.

No lançamento, participações do professor Ricardo Lima (UERJ) e da bordadeira e arte educadora Marisa Silva, idealizadora dos dois projetos. “Em novembro, também no Instagram, vamos realizar entrevistas com as 27 bordadeiras e bordadeiros, que vão contar sobre o processo criativo, as histórias e memórias que nortearam seus bordados” – explica Marisa.

Os bordados confeccionados por artesãs e artesãos de diversas origens e classes sociais “vão entrelaçar memórias e histórias pessoais com o patrimônio cultural material ou imaterial de sua localidade”. Com as Oficinas de Bordado Livre, que serão realizadas online entre outubro e novembro e as entrevistas com os participantes, o novo projeto vai dar visibilidade, principalmente, a atividade bordadeira no interior do Estado do Rio, que tem menos oportunidades, porém com um riquíssimo conteúdo cultural. As inscrições para as oficinas, ministradas na plataforma Zoom, podem ser feitas pelo formulário: https://forms.gle/fgECx7Pgr6R45Vfc9

 

Por Marisa Silva

(Bordadeira e Arte Educadora)

Bordar é uma arte milenar! Há 200 anos os fios fazem parte da história cultural do país e neste projeto faremos um recorte do Brasil a partir do Estado do Rio de Janeiro, apresentando memória do bordado em diversas localidades, buscando um catálogo que traga representatividade e registro de memória desta arte.

Presente desde o início de nossa constituição como país, o bordado tem em sua característica principal contar histórias através de representações imagéticas. Linguagem cultural, tramas, cores, fios impregnados de história que vêm ao longo dos séculos tecendo nossa construção enquanto povo brasileiro.

De geração em geração, o bordado foi saindo do âmbito doméstico, onde era visto a princípio como uma forma de docilização dos corpos das mulheres, apenas uma visão utilitária. Com o passar dos tempos, a arte abriu fronteiras para nova expressão artística, invadindo poeticamente outros coletivos, ruas, praças e até mesmo galerias, unindo pessoas e corações.

Com a necessidade de isolamento social durante a pandemia, a internet se tornou uma ferramenta possível para continuarmos tecendo a rede de afetos, tão importante nos dias atuais. Nasce assim, o projeto “Fio às Cinco em Pontos”, cujo maior objetivo era entrevistar bordadeiras e bordadeiros dos mais diferentes cantos do país, ouvindo suas histórias de vida, buscando capturar o sentimento que motivava a utilizar o bordado como expressão.

Agora, como desdobramento da primeira iniciativa, que contou com 350 Fios e mais de 500 artesãs e coletivos envolvidos diretamente, o projeto “Re-descobrindo o Brasil em Fios” propõe um passeio cultural através do bordado, unindo pontos e reunindo sonhos de um Brasil melhor, um Brasil de dentro, profundo, plural, onde verso e reverso se entrelaçam criando novos caminhos e sonhos.

FICHA TÉCNICA

Coordenação Pedagógica e Curadoria: Marisa Silva

Coordenação de Produção: Elza Ribeiro Produções

Coordenação de Comunicação e Programação Visual: Paulo Pelá

Coordenação Administrativo-Financeira: Leticia Napole

Elaboração de Textos: Prof. Dr. Ricardo Gomes Lima

Produção Executiva: Alessa Fernandes

Realização: Polo Região Portuária em parceria com Fio às Cinco em Pontos

Patrocínio: Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2

SERVIÇO

Re-descobrindo o Brasil em fios: 200 anos de histórias e memórias bordadas

Evento gratuito

 

·        Oficinas de Bordado Livre Online

Dias: 25 e 27 de outubro e 03, 08, 10, 15, 17 e 22 de novembro

Horário: 19h

Local: Plataforma virtual com link enviado por e-Mail

Inscrições: https://forms.gle/fgECx7Pgr6R45Vfc9

·        Entrevistas ao vivo com os participantes do projeto

Dias: Segundas e quartas de novembro

Horário: 17h

Local: Instagram @fioascincoempontos

·        Lançamento do Catálogo Digital

Dia: 20 de janeiro de 2023, sexta-feira

Horário: 17h

Local:  Canal do Youtube Fio às Cinco em Pontos

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *