http://www.saude.niteroi.rj.gov.br/
A Barilla ensina como fazer um saboroso Ragu de Churrasco com Rigatoni
Há 145 anos, a Barilla, empresa líder em produção de massas, busca diversas maneiras de contribuir para a conquista de um mundo mais saudável e sustentável. Por isso, neste mês, que celebra o Dia Mundial da Massa (em 25 de outubro), a empresa convida a todos a comemorar a data de uma maneira especial: reforçando a importância de reaproveitar os alimentos e o papel da massa nesse processo.
O churrasco é uma clássica escolha de domingo dos brasileiros e a massa pode ser uma grande aliada na hora de dar um novo sabor aos ingredientes. Pensando nisso, e na importância de combater o desperdício de alimentos, a Barilla ensina como preparar um saboroso Ragu de Churrasco com Rigatoni, e assim criar um novo sabor com aquelas carnes que foram assadas, mas não consumidas.
A receita é preparada com o Rigatoni, da linha Clássica da Barilla – massa produzida com trigo 100% Grano Duro e ideal para reter o molho por toda a superfície, que combinada ao sabor da carne, entrega uma opção prática e deliciosa.
Buon appetito!
Ingredientes:
- 500 gr de Rigatoni Barilla
- 600 a 750 gr de Carnes, Linguiça, Coração e Frango do Churrasco (já assados)
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picado
- 1 colher de sopa de extrato de tomate
- 500 ml de vinho tinto seco
- 1 vidro de passata de tomates ou 2 latas de tomates pelados picados
- 200 gr de azeitonas picadas
- 60 ml de Azeite Extra Virgem
- 1 colher de sopa de manteiga gelada
- Pimenta do reino e sal a gosto
Modo de preparo:
- Em uma caçarola, já aquecida, com um fio de azeite, acrescentar a cebola picada e após ela murchar acrescente os alhos picados e deixe refogar.
- Acrescentar as carnes, linguiças, corações e frango (que sobraram do churrasco) todos picados e refogue com a cebola e alho,
- Acrescente azeitonas picadas e refogue, acrescente uma colher de extrato de tomate e misture bem, refogando por alguns minutos.
- Acrescente o vinho e deixe reduzir pela metade.
- Acrescente a passata ou tomate pelado e reduza o fogo e deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos, no meio do cozimento acrescente a pimenta do reino e mexa bem. NO final acrescente sal e verifique se está de acordo e coloque a manteiga gelada mexendo até ser absorvida totalmente;
- Cozinhar a massa em água abundante e salgada, faltando 2 minutos para o tempo descrito na caixinha, retire a massa e leve para molho para finalizar o cozimento. Importante reservar a água do cozimento para acrescentar ao molho.
- Acrescente cerca de uma concha da água do cozimento no molho junto da massa.
- Com a massa já no molho, acerte o sal e a pimenta do reino e sirva.
Dica do chef: Se quiser, pode acrescentar salsinha e cebolinha picados no molho.
Buon Appetito!
Sobre a Barilla
Líder mundial na fabricação de massas, a Barilla é uma empresa familiar, não listada na bolsa de valores, e presidida pelos irmãos Guido, Luca e Paolo Barilla. Em 1877, foi fundada pelo bisavô do trio, Pietro Barilla, que abriu uma loja de massas e pães na região de Parma, na Itália. Anos depois, a companhia conquistou consumidores em mais de 120 países devido à excelência de seus produtos alimentícios, que são inspirados na Dieta Mediterrânea e no estilo de vida italiano.
Quando Pietro inaugurou sua loja há mais de 140 anos e iniciou a operação da Barilla, seu objetivo primordial foi produzir uma comida boa e de qualidade. Hoje, esse princípio se tornou o modo de fazer negócios da Barilla. O conceito “Bom para você, bom para o planeta” oferece benefícios para os consumidores, ao incentivar a adoção de estilos de vida saudáveis, melhorar constantemente a oferta de produtos e o acesso das pessoas à comida de qualidade, e ao meio ambiente, ao promover o consumo consciente e cadeias de fornecimento sustentável que valorize os recursos naturais, reduza as emissões de CO² e economize água. Para mais detalhes, acesse
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.