Sobre o Baile de Quarteto
O Baile de Quarteto é um conjunto de música de câmara do Rio de Janeiro, em atividade desde 2020. Busca através de instrumentos tradicionalmente associados às salas de concerto – como o violino, a viola e o violoncelo – executar um repertório popular brasileiro acessível a todos, oferecendo ao público uma nova perspectiva musical dessa formação instrumental. Por vezes acompanhados de uma percussionista, o grupo busca retratar as especificidades técnica-interpretativas de cada gênero musical que compõe seu repertório, tais como o samba, o baião, o forró, o xote, o pagode e o pop. Parte dos arranjos foi desenvolvida conjuntamente de forma oral, e a maioria das músicas possui sessões de improvisação onde os músicos revezam o protagonismo entre si, enquanto que o restante do grupo sustenta um acompanhamento harmônico baseado nas particularidades rítmicas do gênero abordado. Uma das grandes motivações do grupo é de conseguir minimizar as fronteiras entre artista e espectador, ao fazer da apresentação um verdadeiro Baile de Quarteto onde todos possam participar, seja cantando, dançando ou contemplando as músicas. Sobre a apresentação O espetáculo é voltado para um público de todas as idades, iniciado ou não na música de câmara, e tem a duração de aproximadamente 60 minutos de música instrumental. Eventualmente, pequenas interações são feitas com a plateia a fim de explicar alguma curiosidade técnica ou rítmica específica nos instrumentos para a execução de determinada música ou gênero musical.
Sobre a apresentação
O espetáculo é voltado para um público de todas as idades, iniciado ou não na música de câmara, e tem a duração de aproximadamente 60 minutos de música instrumental. Eventualmente, pequenas interações são feitas com a plateia a fim de explicar alguma curiosidade técnica ou rítmica específica nos instrumentos para a execução de determinada música ou gênero musical.
Repertório
– Um tom pra Jobim (Sivuca) – Bebê (Hermeto Pascoal) – Viramundo (Gilberto Gil) – Lamento Sertanejo (Dominguinhos e Gilberto Gil) – Xique-Xique (Tom Zé e J.M.Wisnik) – Mourão (C. Guerra-Peixe) – Mas, que nada! (Jorge Benjor) – Vem Morena (Luiz Gonzaga) – Cajuína (Caetano Veloso) – Samurai (Djavan) – Trem das Onze (Adoniran Barbosa) – O que é, o que é (Gonzaguinha) – Cheia de Manias (Raça Negra) – Tá Escrito (Xande de Pilares) – Frevo Palmeira (William Doyle) – Feira de Mangaio (Sivuca)
Músicos
Violino 1: William Doyle Violino 2: Renata Neves
Viola: Denis Rangel Cello: Lauro Lira
Arranjadores William Doyle,
Baile de Quarteto, Oswaldo Carvalho e Verónica Fernandes
Idealizador e direção artística William Doyle
Produção gráfica Stephanie Doyle
Mídias sociais e contato Instagram: https://www.instagram.com/bailedequarteto/ Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvD1hncyjt-XFhaappqyRYA Email: quartetobaile@gmail.com
Serviço
Música no Assyrio /Baile de Quarteto
Data: 28 de agosto – domingo
Horário: 11h
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Centro
Entrada pelo Boulevard da Treze de Maio
Preços populares: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia – entrada) – na bilheteria do Theatro e na plataforma Imply
Classificação: Livre