O que o olhar evoca – por Wil Catarina, de 6/8 a 25/9, no mezanino do Mac

 

http://www.saude.niteroi.rj.gov.br/

 

 

 

 

O que o olhar evoca – por Wil Catarina –

 exposição no mezanino do Museu de Arte Contemporânea de Niterói – MAC

 

Com curadoria de Ana Schieck e projeto luminotécnico assinado por Widimar Ligeiro, a exposição “O que o olhar evoca” abre no sábado, dia 6 de agosto de 2022 às 15 horas. Consiste em um conjunto de obras inspiradas em 8 fragmentos de madeira encontrados na natureza e transformados e nomeados esculturas, transformando-se em provocações com base no olhar da artista e dos espectadores. Estes fragmentos são traduzidos pela artista em 22 desenhos intitulados “Expressões Gráficas”, realizadas sobre papel craft em dois tamanhos diferentes. Para acompanhar a tridimensionalidade dos fragmentos naturais, a artista criou um conjunto de troncos em papietagem, visando articular o espaço através de mais uma interpretação de seu olhar. A sustentabilidade é fator importante nesse projeto, sendo observada tanto na utilização de madeira disponível na natureza quanto na construção dos grandes troncos, onde a estruturação se dá apenas na fusão de cola e papel reciclado, como jornais, revistas, encartes e impressos publicitários, notas fiscais e outros materiais normalmente descartados. Veremos também duas pinturas em acrílica sobre canvas em grandes dimensões. Para chegar a este resultado, Wil Catarina empreendeu uma pesquisa profunda sobre as diferenças do olhar e de como interpretar o que se vê, pois crê que há uma devolução única no ato de olhar.

Perfil da artista

Wil Catarina não começou ontem. Vem de uma carreira longa e consistente no campo do design gráfico e há algum tempo procura trilhar o caminho da arte, tendo participado de várias exposições individuais e coletivas ao longo dos últimos anos. É, porém, ao término do curso de bacharelado em Artes da UFF que sua pesquisa toma forma de embate entre os modos tradicionais de arte e a liberdade que os meios não-tradicionais proporcionam. É na escolha por uma aliança entre esses meios, por vezes tensa, mas incrivelmente fértil, que o seu trabalho emerge, ao evocar o olhar como principal e maior motivação para a materialização de suas ideias e visões.

Nas palavras da própria artista: “Há uma percepção distinta do modo comum de captar o mundo. Em parte, isso vem das experiências já vividas pelo indivíduo, regendo sua forma de visualizar seu entorno. Assim, a maneira como ele percebe o estímulo, advêm de algo que possivelmente ele já encontrou anteriormente e esteve armazenado em si.” Está aí o sentido do próprio título desta exposição, pois ao artista cabe olhar o mundo ao seu redor, interpretá-lo, traduzi-lo e por fim devolvê-lo ao público, a partir do que o seu olhar souber evocar.

 

Serviço:

Exposição – O que o olhar evoca

Local – Mezanino do Museu de Arte Contemporânea de Niterói

Endereço – Mirante da Boa Viagem s/n, Boa Viagem, Niterói, RJ

Abertura – dia 06/08/2022, sábado, das 15hs às 20hs

Período de visitação – de 07/08 a 25/09

Horário – de terça a domingo, das 10 hs às 18hs 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *