Alerj: ANIVERSÁRIO DA IMPERATRIZ TERESA CRISTINA PODERÁ SER INCLUÍDO NO CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO

Foto: Julia Passos | Texto: Gustavo Natario, Juliana Mentzingen e Leon Lucius
O dia 14 de março poderá ser dedicado ao aniversário da Imperatriz Teresa Cristina no Calendário Oficial do Estado. É o que determina o Projeto de Lei 5.606/22, do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado André Ceciliano (PT), A medida, aprovada em discussão única nesta terça-feira (29/03), segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancionar ou vetar o texto.

Os Poderes Legislativo e Executivo poderão promover ações para celebrar a relevância histórica da imperatriz do Brasil. Chamada de “Mãe dos Brasileiros”, Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias foi esposa do imperador Pedro II e imperatriz consorte, de 1842 até a Proclamação da República, em 1889 – quando a família imperial voltou a Portugal.

“Segundo os registros históricos, em seu leito de morte, a imperatriz teria dito que estava morrendo de ‘dor e tristeza’, não de doença, por ter sido obrigada a deixar o Brasil. A notícia da morte gerou muita comoção no país e sua memória é lembrada nos nomes de várias cidades, como Teresópolis, aqui no Rio de Janeiro”, justificou o autor.

Exposição no Palácio Tiradentes

Em março, o Palácio Tiradentes inaugurou a exposição ‘As múltiplas faces da Imperatriz: Teresa Cristina em Construção’, em homenagem ao seu bicentenário. Na antiga sede do Legislativo fluminense, os visitantes podem conhecer os figurinos e parte da cenografia da novela “Nos tempos do imperador”, cedidos pela TV Globo; além de conhecer um pouco mais sobre arqueologia, uma das paixões da imperatriz. A exposição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *