No dia 27 de julho, aconteceu o primeiro Encontro com Duda no Bistrô MAC com o tema: “Como decorar usando esculturas de grandes tamanhos ou “Múltiplos” para espaços reduzidos”, com a participação do arquiteto e lighting designer Widimar Ligeiro. O evento foi direcionado principalmente para arquitetos e designers de interiores, mas contou com a presença também de amantes das artes plásticas como a professora Célia Boumaroun e a curadora e artista visual Ana Schieck. O encontro foi recheado de dicas importantes, desde os valores de uma arte original em grandes dimensões ou múltiplos (pequenas dimensões), o importante é a peça estar assinada e ter certificado de autenticidade. Outra dica importante abordada no encontro pelo lighting designer foi a importância da iluminação de uma obra de arte, seja ela exposta em uma residência ou em uma galeria de arte.
Duda lançou esses encontros pois na última semana, a escultora inaugurou sua exposição “Boca Banguela”, com curadoria de Carlos Leal, no pátio do Museu de Arte Contemporânea- MAC Niterói. As esculturas, em grandes formatos de ferro e metais fundidos, surpreenderam a todos pela diversidade de cores, formas e acabamentos. O nome da mostra faz referência a uma parte da música “O Estrangeiro”, de Caetano Veloso, que cita o antropólogo Claude Levis- Strauss, referindo-se a baía de Guanabara como uma “Boca Banguela”. A exposição está aberta ao público até o dia 15 de agosto, de 9h às 16h.
Duda Oliveira
Artista plástica contemporânea, niteroiense, que cursou arte experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e História da Arte e da Arquitetura do Brasil, na Puc/Rio. Desde 2018 vem apresentando sua arte num ritmo frenético de exposições. Os trabalhos da artista vêm ganhando destaque nas Feiras Internacionais da Alemanha, Luxemburgo, em Salas Culturais em Portugal, MASP, MAC Niterói, dentre outros importantes espaços culturais. Duda Oliveira utiliza diversificados métodos e materiais para compor sua arte. Na escultura, utiliza na maior parte das vezes metal naval, mas a artista se permite novas experiências no campo pictórico, agregando materiais como cimento, estrutura de vergalhão e madeira.
Widimar Ligeiro
Com mais de 30 anos de experiência, Widimar Ligeiro é sócio da ArqLuz, desenvolvendo projetos no Brasil e no exterior, em parceria com renomados profissionais dos segmentos de arquitetura, decoração e paisagismo. Dentre seus trabalhos, pode se destacar mostras como Casa Cor Rio, Artefacto, diversas edições da Casa Design, destacando as de 2017 e do projeto luminotécnico da mostra Ilha de Caras. Em 2018, ganhou o Prêmio Araribóia na área de arquitetura. Na edição da Casa Design 2019, como reconhecimento de seu talento e trabalho, realizou a curadoria da mostra.
Serviço
Visitação da exposição “Boca Banguela” – de terça à domingo, de 9h às 16h.
Pátio do MAC – Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Praça Mirante de Boa Viagem, s/n – Boa Viagem, Niterói – RJ
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.