- Lançado o 2º livro do dragão e a formiguinha corajosa
A dupla improvável criada por pai e filhas fazem sucesso entre os pequenos leitores.
A quarentena tem sido criativa na casa do escritor e ilustrador Pedro de Luna, de 46 anos. Ele acaba de lançar pela sua Ilustre Editora o mais novo livro da coleção “Conte uma história”, em parceria com as suas filhas Lívia, de 11 anos, e Julia, de 4: “O dragão e a formiguinha corajosa salvam a floresta”. A obra foi um pedido dos pequenos leitores, que amaram a dupla improvável.
A primeira experiência aconteceu em 2015, quando a Lívia pediu ao pai para criar um livro com ele. Os dois inventaram a história e cada um fez os seus desenhos em separado. “O mais legal é que as crianças gostaram mais das ilustrações dela do que das minhas”, diverte-se Pedro. Foi assim que nasceu “Acampando com os animais”, sobre um acampamento em família que se transforma numa divertida aventura com frutas, besouros, formigas, girafas, escorregas e tobogãs.
Para o lançamento foram impressos apenas 100 exemplares coloridos e realizada uma leitura dramatizada, simulando uma barraca de acampamento, na escolinha onde a Lívia estudava: “foi emocionante vê-la autografando para os seus amiguinhos. toda orgulhosa e concentrada. Levando muito a sério aquele momento”. A reimpressão conta com fotos desse evento na contracapa.
No início de 2020, Lívia pediu ao pai para fazer o seu segundo livro, “Jogos Animais”. Na obra, a tartaruga reúne a bicharada para anunciar uma competição esportiva valendo medalhas de ouro, prata e bronze. O que os animais não esperavam é que o torneio contasse com a presença de uma inesperada e inusitada participante. Desta vez, a dupla optou por um livro em preto e branco, para que os próprios leitores interagissem com a obra.
Outra novidade é que os dois desenharam nas mesmas páginas, à quatro mãos. “A Lívia adora a brincadeira de trocar o desenho para um continuar o do outro. Agora ela está desenhando tão bem que é difícil identificar quem desenhou o que”. O novo livro também mereceu um formato maior, de 21 por 21 centímetros, e conta com duas sugestões de atividades ao final da história.
Durante a quarentena surgiu a ideia de fazer o terceiro livro, “O dragão e a formiguinha corajosa”, a partir de uma historinha inventada por Pedro para fazer a sua caçula dormir. Foram noites e mais noites lapidando o enredo. “Toda vez que eu contava para a Juju, ia acrescentando e modificando elementos, conforme a reação dela. Numa das primeiras versões, a história terminava com o dragão tomando a mamadeira para dormir” – explica o pai autor – “mas como queremos que ela pare de mamar à noite, retirei esse detalhe e reforcei a importância de escovar os dentes”.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.