Niterói adota medidas restritivas e prorroga benefícios sociais para conter Covid-19

 

A Prefeitura de Niterói está atuando em várias frentes para atenuar os impactos da pandemia da Covid-19 no município. Na última segunda-feira (22), decretou o fechamento de todos os serviços não essenciais do dia 26 de março até o dia 4 de abril. Estão autorizados a funcionar os serviços de comércio de alimentos e bebidas, farmácias, serviços assistenciais de saúde e óticas, assistência veterinária, comércio de materiais de construção, estabelecimentos bancários e lotéricos, comércio atacadista, entre outros. Lanchonetes, restaurantes e bares podem abrir exclusivamente para entrega em domicílio e drive-thru. A circulação nas praias será restringida. Das 6h às 10h e de 18h às 23h, a entrada será liberada exclusivamente para atividades físicas individuais. Não será permitida a permanência entre 10h e 18h. Escolas, universidades, academias, shoppings, salões de beleza, clubes, boates, quiosques e parques também terão funcionamento suspenso.

Nesta quarta (24), a Prefeitura anunciou que, para reduzir os efeitos econômicos da pandemia, vai suspender a cobrança de ISS de empresas por dois meses. Outras medidas econômicas incluem o programa Empresa Cidadã, inédito no país, que auxiliou 2.832 empresas de Niterói desde abril de 2020, preservando cerca de 12 mil empregos. Já os programas Renda Básica Temporária e Busca Ativa beneficiam cerca de 50 mil famílias niteroienses, com um auxílio de R$ 500 por mês.

A vacinação, apontada como a solução para a saída da crise sanitária, está avançando. Até a última terça-feira (23), 53.956 moradores de Niterói receberam a primeira dose. Nesta quarta-feira (24) e na quinta-feira (25) serão imunizados os idosos com 73 anos. Sexta (26) e segunda-feira (29) serão vacinados idosos com mais de 72 anos. A imunização em Niterói está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, no drive thru no Campus Gragoatá da UFF e no Clube Central, em Icaraí. A entrada nas policlínicas e no posto do Clube Central é autorizada das 8h às 16h, com imunização até as 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.

Em tentativa de acelerar o processo de imunização, o prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou em março a adesão ao consórcio de municípios para compra de vacinas. O Conectar – Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras – começou a ser formado no dia 23 de fevereiro após autorização do Supremo Tribunal Federal para que estados e municípios pudessem comprar insumos e medicamentos.

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *